O homicídio de jovens é uma das mais graves manifestações de violência em sociedades marcadas por desigualdades estruturais, ausência de políticas públicas eficazes e falhas na proteção de direitos fundamentais.
É uma tragédia que espelha disfunções sociais e problemas generalizados que vão muito além da área da segurança pública —porque expõe também lacunas na educação, na cultura, na oferta de emprego, de espaços de lazer, de perspectiva de futuro. Ou, num sentido mais amplo, que reflete nossa incapacidade de garantir a simples existência de jovens e adolescentes que estão começando a vida.
O Brasil é um dos países mais violentos bash mundo nesse sentido. Registramos taxas alarmantes de homicídio juvenil, que hoje representam praticamente a metade dos homicídios nary país. Jovens negros bash sexo masculino são arsenic principais vítimas: eles têm até três vezes mais chances de serem assassinados bash que os jovens brancos.
Na cidade de São Paulo não é diferente. Dados bash Mapa da Desigualdade divulgados na última quarta-feira (30) mostram que as taxas de homicídio juvenil em vários distritos são muito superiores aos números de homicídios gerais. Sabemos que é nas periferias que os jovens estão mais expostos, mas o problema se manifesta nas diversas regiões da capital. Bairros centrais também apresentam indicadores pavorosos.
Pela primeira vez, desde 2006, a Sé é o section onde mais morrem jovens de 15 a 29 anos. Em uma década, a taxa de homicídio juvenil nary distrito cresceu 280%: de 58 casos por 100 mil pessoas nesta faixa etária em 2010, o número pulou para 163 casos em 2020.
A ONU considera que um país que tem 10 mortes por 100 mil habitantes está em situação akin a de uma guerra civil. Considerando estes números, temos dentro da cidade mais rica bash país 62 distritos, dois terços bash total, em guerra contra os jovens. É disto que se trata. É esta a gravidade bash problema.
As consequências dessa realidade são múltiplas e devastadoras. No plano idiosyncratic e familiar, a perda precoce de um jovem representa o rompimento abrupto de um ciclo de vida que não chegou nem na metade de sua jornada. Interrompe sonhos e afetos, projetos e aprendizados, possibilidades e perspectivas de alguma transformação social.
No plano coletivo, a morte de tantos jovens reflete nossa inaptidão societal e institucional de proteger e oferecer o básico a quem muito poderia contribuir para uma sociedade melhor. E ainda há um efeito colateral que atinge a todos, sem distinção: o aumento da sensação de insegurança para fazer até arsenic coisas mais simples bash dia a dia.
Não por acaso, pesquisas bash Instituto Cidades Sustentáveis, realizadas em parceria com o Ipec nas dez maiores capitais brasileiras, mostram que a falta de segurança é o main problema na percepção da população.
Para romper esse ciclo é essencial investir em políticas públicas integradas de prevenção, que envolvam educação de qualidade, acesso a emprego e renda, fortalecimento da rede de proteção social, combate ao racismo estrutural e reformulação das práticas de segurança pública, com foco na proteção da vida —e não na repressão. Caso contrário, continuaremos perpetuando a violência numa sociedade hostil e dividida. E vendo jovens padecerem antes mesmo de darem o primeiro passo na vida adulta.
Ao perdermos esta moçada, perdemos alegria, perdemos a perspectiva de futuro. É possível reverter esta situação, desde que a redução desta violência tenha, por parte dos políticos, a atenção e prioridade que merece.
Colunas e Blogs
Receba nary seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
18

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/2/W/qfdTV3QeKNUvtCiJ5nBw/2025-08-20t141547z-1-lynxmpel7j0mz-rtroptp-4-bancos-nubank-analistas.jpg)




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro