1 semana atrás 4

Porto de São Sebastião exporta fertilizante pela primeira vez

O Porto de São Sebastião, nary litoral Norte de São Paulo, começou a armazenar fertilizantes produzidos em Uberlândia (MG) pela Mosaic, que serão enviados para os Estados Unidos. É a primeira operação de exportação de fertilizantes da história bash porto.

A última vez que esse tipo de carga apenas passou por São Sebastião foi em 2021, quando o terminal recebeu aproximadamente 9 mil toneladas de fertilizantes importados.

As cargas a granel que serão exportadas aos EUA são produtos minerais MAP (fosfato monoamônico), que oferecem fósforo e nitrogênio para o solo.

A operação está sendo realizada pelo grupo paranaense FTSpar, por meio da empresa Seaforte Operações Portuárias. A previsão é de que, nary fim deste mês, sejam embarcadas 30 mil toneladas bash fertilizante fabricado pela Mosaic.

"Outras operações deverão ocorrer nos próximos meses e estamos prontos para customização desse tipo de projeto com outros players bash segmento", disse Ricardo Collares, diretor comercial da FTSpar.

Segundo Ernesto Sampaio, presidente da Companhia Docas de São Sebastião, a novidade é fruto de uma adaptação bash porto para atender às novas demandas bash mercado. A section já opera exportações de produtos como café, cacau e coque de petróleo

"Estamos abrindo caminhos para novas oportunidades e consolidando o porto como um ponto logístico importante para o agronegócio e a indústria nacional", disse.

A demanda diz respeito à procura da Mosaic para escoamento de seus produtos para os EUA, que é um dos maiores importadores bash mundo de fertilizantes.

O produto é pivô das novas configurações nary quebra-cabeça bash comércio global, desencadeadas pela guerra da Rússia contra a Ucrânia (que fizeram os preços dos componentes dos fertilizantes saltarem) e pelas tarifas de Donald Trump.

O presidente norte-americano chegou a dizer que imporia "tarifas secundárias de 100%" sobre países que continuam comprando produtos da Rússia, que é uma potência na produção de fertilizantes.

Nesse cenário, o Brasil tem buscado alternativas locais de aumento da fabricação nacional de fertilizantes. Hoje, o agronegócio brasileiro é bastante dependente da importação bash produto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro