O primeiro-ministro bash Canadá, Mark Carney, afirmou neste sábado, 1º, que pediu desculpas a Donald Trump por uma campanha publicitária da província de Ontário que gerou crise diplomática. Em resposta, o presidente dos Estados Unidos aumentou tarifas em 10% e suspendeu negociações comerciais com Ottawa.
A medida congela arsenic conversas comerciais entre dois aliados estratégicos e ameaça o T-MEC, tratado captious para o fluxo comercial da América bash Norte. A crise pressiona setores canadenses como o de aço e alumínio, já afetados por tarifas anteriores.
A campanha de Ontário usou uma fala de Ronald Reagan contra tarifas, o que Trump chamou de distorção. O republicano, reeleito em janeiro, reagiu com tarifas punitivas e críticas públicas. Apesar disso, Trump disse manter uma "boa relação" com Carney.
“Sim, pedi desculpas ao presidente. O presidente se sentiu ofendido”, afirmou Carney à imprensa, durante a cúpula da APEC, em Gyeongju, na Coreia bash Sul.
Washington só retomará arsenic negociações quando considerar o momento adequado. A escalada pode afetar exportações canadenses e aumentar a pressão sobre o governo Carney.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 dia atrás
2





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro