9 meses atrás 20

Primeiros imigrantes ilegais chegarão a Guantánamo nesta terça, diz porta-voz de Trump

O governo do presidente Donald Trump se prepara para levar dezenas de milhares de imigrantes ilegais para a prisão construída na base naval americana em Cuba.

Trump disse que quer que o Pentágono e o Departamento de Segurança Interna expandam a unidade de detenção de migrantes na base para abrigar mais de 30 mil migrantes.

"Hoje, o primeiro voo dos Estados Unidos para a Baía de Guantánamo com migrantes ilegais está em andamento", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, no canal de TV Fox Business.

Uma autoridade, falando sob condição de anonimato para a agência Reuters, disse que o voo transportaria 12 de migrantes.

O voo para a Baía de Guantánamo se soma aos voos militares que já deportaram migrantes para Guatemala, Peru, Honduras e Índia.

O Pentágono disse que planeja deportar mais de 5.000 migrantes detidos pelas autoridades americanas em El Paso, no Texas, e San Diego, na Califórnia.

Donald Trump anuncia que vai enviar 30 mil imigrantes presos para Guantánamo, em Cuba

Donald Trump anuncia que vai enviar 30 mil imigrantes presos para Guantánamo, em Cuba

Guantánamo se tornou célebre durante a campanha de "Guerra ao Terror" criada por Bush após os ataques de 11 de setembro de 2001, e questionada diversas vezes pelas constantes violações do direito internacional e dos direitos humanos.

A prisão de Guantánamo foi estabelecida em 2002, pelo então presidente George W. Bush, para receber suspeitos de terrorismo e supostos combatentes "ilegais" detidos durante operações militares americanas fora dos EUA. O local recebeu cerca de 780 presos desde sua criação, sendo que 15 permanecem lá.

Vários detidos por tempo indeterminado jamais chegaram a ser inidiciados por qualquer crime, passando até 14 anos em celas semelhantes a jaulas. Apenas dois prisioneiros chegaram a ser condenados. Os presidentes democratas Barack Obama e Joe Biden prometeram fechar a prisão, mas não o fizeram durante seus respactivos mandatos.

A prisão de Guantánamo é anexa à Base Naval de Guantánamo, mantida pelos EUA na ilha de Cuba desde 1903, mesmo com as hostilidades entre Washington e Havana desde a Revolução Cubana de Fidel Castro, que tomou o poder em 1959.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro