Com meta de iniciar as operações em 2030, o primeiro projeto de energia eólica offshore (no mar) flutuante do Brasil, batizado de Aura Sul Wind, teve nessa sexta-feira (13) sua carta de intenções firmada pelos participantes do consórcio que pretende levar a iniciativa adiante. A parque-piloto está previsto para ser instalado na costa gaúcha, o mais próximo possível do Porto do Rio Grande.
Continue sua leitura, escolha seu plano agora!
Com meta de iniciar as operações em 2030, o primeiro projeto de energia eólica offshore (no mar) flutuante do Brasil, batizado de Aura Sul Wind, teve nessa sexta-feira (13) sua carta de intenções firmada pelos participantes do consórcio que pretende levar a iniciativa adiante. A parque-piloto está previsto para ser instalado na costa gaúcha, o mais próximo possível do Porto do Rio Grande.
Participam da ação o Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS), Japan Blue Energy Co. (JB Energy), Ming Yang Smart Energy Group, Portos RS, Technomar Engenharia, Blue Aspirations Brazil e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O projeto conta ainda com apoio da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica) e do governo federal (por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura). O governo do Estado do Rio Grande do Sul e a prefeitura municipal de Rio Grande também estão entre os convidados para apoiar a iniciativa.
O consultor da JB Energy (companhia que está trazendo a tecnologia para o País), Rodolfo Gonçalves, lembra que no Japão já foram desenvolvidos projetos semelhantes há cerca de uma década. O investimento no empreendimento no Rio Grande do Sul, no momento, é estimado em cerca de US$ 100 milhões.
Gonçalves considera que esse valor pode ser reduzido mais adiante. A proposta ainda será apresentada ao mercado para atrair investidores interessados em aportar recursos. A capacidade da usina será de 18 MW (o que representa aproximadamente 1% da potência instalada gaúcha em energia eólica onshore - parques que ficam em terra).
Uma das primeiras demandas de energia que o complexo offshore deverá atender será a do Porto do Rio Grande. Posteriormente, o objetivo é aumentar a escala do empreendimento, alimentando indústrias, cidades e outros consumidores. O consultor da JB Energy comenta que o Rio Grande do Sul, que apresenta profundidades superiores a 50 metros próximas à sua costa, tem uma vocação para a adoção desse tipo de tecnologia.
A ideia original é desenvolver uma única torre, com cerca de 200 metros de altura, e as pás da usina eólica terão 150 metros de comprimento. Já a plataforma, que será feita de concreto, deve ter 30 metros quadrados. A flutuação do sistema é parecida com a de uma plataforma de petróleo, fazendo um equilíbrio entre peso e empuxo da estrutura.
Sobre a comparação entre usinas offshore fixas e flutuantes, Gonçalves detalha que um parque fixo apresenta mais dificuldades quanto à instalação e, normalmente, registra maiores impactos ambientais. Ele explica que, no caso da usina flutuante, a construção é feita na área portuária e depois a plataforma é rebocada até onde irá gerar a energia e ancorada.
Por sua vez, a presidente do Sindienergia-RS, Daniela Cardeal, destaca que se trata de uma inovação que precisa ser promovida para se tornar uma opção robusta de geração de energia. A dirigente recorda que o Rio Grande do Sul sempre esteve relacionado com a vanguarda do setor eólico brasileiro, desde que o parque de Osório foi inaugurado em 2006, o maior empreendimento desse tipo na América Latina na ocasião.
”E hoje estamos com conexão (na rede de transmissão), com bons projetos e uma demanda crescente da indústria. Essa transição terra-mar já era esperada”, aponta Daniela. Já o gerente de planejamento e desenvolvimento da Portos RS, Fernando Estima, acrescenta que o porto rio-grandino está fazendo o seu papel que é ser um laboratório e estar aberto a novas tecnologias. “Não tem como gerar inovação se você não estiver preparado para incentivar essa área”, sustenta Estima.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU) 





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro