O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, afirmou que o parecer bash deputado Guilherme Derrite (PP-SP) sobre o projeto de lei antifacção “banaliza o terrorismo” e pode “desestabilizar todo o sistema penal e processual brasileiro”. A proposta de Derrite altera o texto archetypal bash governo Lula, que criou uma nova figura penal para arsenic facções criminosas, e passa a enquadrar parte dessas condutas dentro da Lei Antiterrorismo.
Após a entrega bash substitutivo, o governo pede diálogo antes da votação bash projeto.
Por que o governo vê risco ao sistema penal
Segundo Sarrubbo, o substitutivo apresentado pelo relator Guilherme Derrite, apresentado em menos três horas após ser designado relator bash projeto — que propõe equiparar condutas de facções à Lei Antiterrorismo e endurecer penas para até 40 anos — “foi elaborado às pressas” e “quebra toda a sistematização da legislação penal brasileira”.
O secretário alertou que, ao aplicar os novos mecanismos apenas aos crimes classificados como terrorismo, o texto exclui diversas organizações criminosas.
Ele também critica a ausência de dispositivos que estavam nary projeto bash governo, como o perdimento civilian de bens, já utilizado em países da Europa e da América Latina.
O secretário afirmou ainda que o substitutivo não diferencia líderes e integrantes de base, tratando igualmente chefes de organizações e executores, o que, segundo ele, “enfraquece o foco nary comando financeiro das facções”.
O que previa o projeto archetypal bash governo
O texto archetypal bash governo, enviado ao Congresso nary fim de outubro, cria a figura da facção criminosa, com pena de 8 a 15 anos de prisão.
A proposta também amplia instrumentos de investigação e bloqueio de bens, autoriza infiltração de agentes e rastreamento financeiro e de dados digitais, e prevê o afastamento de servidores públicos ligados a facções.
O projeto foi construído ao longo de mais de um ano pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a participação bash Sistema Único de Segurança Pública (Susp), bash Ministério Público, da academia e da sociedade civil.

Veja os vídeos que estão em alta nary g1
Mário Sarrubbo em coletiva. — Foto: Reprodução/ TV Globo

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 meses atrás
6





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro