4 meses atrás 27

PT realiza eleições de executivas em todo Brasil

O Partido dos Trabalhadores realizou neste domingo (6) o Processo de Eleição Direta (PED) de 2025 para decidir as suas executivas partidárias municipais, estaduais em nacional para os próximos quatro anos. O resultado não foi divulgado pelo partido até a publicação desta matéria.Em âmbito nacional, o próximo presidente terá o desafio de organizar o partido para as eleições gerais de 2026 e uma possível campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Aquele que for eleitor para o cargo substituirá o senador Humberto Costa, que assumiu em março a presidência do partido após a então mandatária, Gleisi Hoffmann, se desligar do cargo para assumir o Ministério de Relações Institucionais do governo federal.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

O Partido dos Trabalhadores realizou neste domingo (6) o Processo de Eleição Direta (PED) de 2025 para decidir as suas executivas partidárias municipais, estaduais em nacional para os próximos quatro anos. O resultado não foi divulgado pelo partido até a publicação desta matéria.

Em âmbito nacional, o próximo presidente terá o desafio de organizar o partido para as eleições gerais de 2026 e uma possível campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Aquele que for eleitor para o cargo substituirá o senador Humberto Costa, que assumiu em março a presidência do partido após a então mandatária, Gleisi Hoffmann, se desligar do cargo para assumir o Ministério de Relações Institucionais do governo federal.

Disputam a presidência nacional do PT Edinho Silva - ex-prefeito de Araraquara (SP) e cotado como favorito por ter o apoio presidente Lula - Valter Pomar, Romênio Pereira e o deputado federal Rui Falcão (SP).

no Rio Grande do Sul, seis nomes estão na disputa para presidente estadual: os deputados estaduais Valdeci Oliveira, Stela Farias e Sofia Cavedon, além de Júlio Quadros , Thiago Braga e Marcelo Carlini

O próximo presidente do PT gaúcho terá de organizar o partido para as eleições ao Senado e ao Piratini em 2026. Na corrida pelo governo estadual, o partido busca retomar o protagonismo no Rio Grande do Sul, tendo em vista que não alcança o segundo turno desde o pleito de 2014. Os principais cotados para a disputa são o deputado federal e ex-ministro da Reconstrução Paulo Pimenta e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.

Para as eleições ao Senado, em que no ano que vem serão dois eleitos, o PT busca um nome para substituir Paulo Paim, que já anunciou a sua aposentadoria da vida pública, após mais de 20 anos atuando como senador pelo Rio Grande do Sul.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro