1 mês atrás 15

Qual é o melhor celular intermediário de 2025? Prêmio elege vencedor

O Melhores do Ano (MDA) TechTudo voltou e traz os celulares intermediários que mais se destacaram em 2025 para ajudar você a comprar com inteligência. Os finalistas do prêmio, realizado desde 2019, foram selecionados com base na relevância dos aparelhos no mercado. Eles equilibram desempenho, design e recursos que atendem às necessidades do dia a dia, entregando qualidade sem necessariamente chegarem ao preço de um topo de linha.

 Arte/TechTudo Celulares intermediários finalistas do prêmio Melhores do Ano TechTudo 2025 — Foto: Arte/TechTudo

Critérios para definir o melhor celular intermediário de 2025

O melhor celular intermediário de 2025 deve oferecer um bom equilíbrio entre desempenho, design e recursos que atendam às necessidades do dia a dia, sem cobrar preços de topo de linha. Confira, abaixo, os critérios definidos pelo TechTudo.

  1. Design e construção: avalia se o celular combina acabamento premium com durabilidade. São considerados materiais usados, certificações contra água e poeira, resistência a quedas, ergonomia e leveza para uso prolongado;
  2. Qualidade da câmera: considera a qualidade das fotos e vídeos em situações do cotidiano. Recursos de software, como modo retrato mais natural, estabilização em vídeo e IA para fotos também entram na avaliação;
  3. Bateria e carregamento: avalia se os smartphones permitem boa autonomia de uso. Quanto mais tempo longe da tomada, melhor. Consideram-se também diferenciais de carregamento, como tecnologia de carregamento rápido;
  4. Desempenho no uso diário: observa a fluidez em tarefas do dia a dia do público-alvo: alternância entre apps de redes sociais, produtividade, streaming e jogos casuais. Considera também otimizações de software, como RAM virtual;
  5. Tela: avalia a resolução, o tipo de display, a taxa de atualização, a precisão de cores e o brilho. Considera também tecnologias extras, como as de resistência contra quedas e arranhões, e de proteção ocular.

Finalistas na categoria de melhor celular intermediário do Prêmio Melhores do Ano TechTudo

Lançado em março de 2025 por R$ 2.999, o representante da Samsung na categoria chegou com design renovado, marcado por um módulo de câmeras em formato de pílula. O celular traz tela Super AMOLED com taxa de atualização de 120 Hz, câmera principal de 50 MP, processador Exynos 1585 de 4 nanômetros, 8 GB de RAM e diversos recursos de inteligência artificial. No entanto, seu principal diferencial é a promessa de seis atualizações do Android e até seis anos de correções de segurança — período acima da média entre os intermediários.

 Arte/TechTudo Galaxy A56 é finalista do prêmio Melhores do Ano TechTudo — Foto: Arte/TechTudo

O smartphone da Xiaomi chegou ao Brasil em janeiro de 2025, com foco no público que precisa de alto desempenho. Com chip MediaTek Dimensity 8400-Ultra de 4 nanômetros e até 12 GB de RAM, ele alcançou uma pontuação impressionante de 1.704.330 em testes de benchmark. Além disso, por ser voltado para o público gamer, traz tela AMOLED com taxa de atualização de até 120 Hz, que garante animações suaves e uma jogabilidade mais fluida e imersiva.

No campo da IA, é equipado com a tecnologia WildBoost 3.0, que otimiza o desempenho durante sessões intensas de jogos, e recursos que melhoram a experiência fotográfica, liderada por um conjunto de câmeras de até 50 MP. A bateria de 6.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 90 W completa o pacote e se destaca por ser uma capacidade pouco comum entre aparelhos da categoria.

 Arte/TechTudo POCO X7 Pro representa a Xiaomi no MDA — Foto: Arte/TechTudo

Já o Motorola Edge 60 Pro, lançado no Brasil em maio de 2025, se destaca por trazer o sistema fotográfico mais avançado já presente em um aparelho da linha Edge 60, com resolução de até 50 MP — inclusive na câmera frontal. Ele também é equipado com uma bateria de 6.000 mAh e carregamento rápido de 90 W, que promete até 12 horas de uso com apenas seis minutos na tomada, segundo a fabricante.

No quesito desempenho, o celular vem com o processador Dimensity 8350, da MediaTek, fabricado em 4 nanômetros. Aliado a 12 GB de RAM — expansíveis para até 24 GB via RAM Boost —, o chip promete performance robusta. Como resultado, registrou 800.238 pontos no AnTuTu, superando até mesmo chipsets renomados, como o Snapdragon 8 Gen 1, da Qualcomm.

 Arte/TechTudo Motorola Edge 60 Pro é finalista do Prêmio Melhores do Ano 2025 — Foto: Arte/TechTudo

Lançado no Brasil em abril de 2025, o Realme 14 Pro+ também se destaca pelo conjunto de câmeras de até 50 MP, cujo sensor principal é o Sony IMX896. A tela traz tecnologia OLED com taxa de atualização de até 120 Hz e taxa de amostragem de toque de 240 Hz, que garante desempenho superior mesmo em tarefas mais exigentes. Já o desempenho é liderado pelo processador Qualcomm Snapdragon 7s Gen 3, fabricado com litografia de 4 nanômetros, que promete boa performance e eficiência energética.

O smartphone da realme oferece até 12 GB de RAM e tecnologia de RAM dinâmica, que adiciona até 14 GB extras. Além disso, é equipado com bateria de 6.000 mAh e carregamento rápido de 80 W, com garantia de saúde de até quatro anos, o que reforça a durabilidade e a confiabilidade do aparelho a longo prazo.

 Arte/TechTudo Realme 14 Pro+ é o representante da realme na categoria de melhor celular intermediário de 2025 — Foto: Arte/TechTudo

O celular da estreante JOVI, marca da chinesa vivo no Brasil, é outro finalista que se destaca pelo conjunto de câmeras, cocriado com a ZEISS. Com sensores de até 50 MP, o smartphone é descrito pela marca como “a melhor câmera de retrato profissional do ano”, mas também oferece outros atrativos.

Lançado em maio de 2025, ele oferece tela AMOLED com taxa de atualização de até 120 Hz e bateria de 6.000 mAh, capaz de durar um dia inteiro longe da tomada. Além disso, seu corpo é reforçado com as certificações IP68 e IP69 — a mais alta disponível atualmente —, que garantem maior resistência. O modelo ainda traz diversos recursos de inteligência artificial e integração direta com o Gemini Google, sendo uma opção completa no segmento.

 Arte/TechTudo JOVI V50 é um celular da JOVI, marca que representa a chinesa vivo no Brasil — Foto: Arte/TechTudo
  • Katarina Bandeira — jornalista e criadora de conteúdo de tecnologia
  • Gabriell Dassi — criador de conteúdo de tecnologia
  • Rodrigo Toledo — criador de conteúdo de tecnologia
  • Kassia (Kah) Nogueira — criadora de conteúdo de tecnologia
  • Ana Letícia Loubak — editora de Celulares do TechTudo

Além da votação dos especialistas, o público do TechTudo também poderá escolher o melhor celular intermediário de 2025. Clique aqui e vote no seu favorito. O modelo vencedor receberá o título de “Celular intermediário do ano — Voto Popular”.

Os vencedores do Prêmio Melhores do Ano serão revelados em uma live prevista para novembro, em data a ser divulgada pelo TechTudo. Serão coroados os destaques tech de 2025 segundo a opinião do júri especializado e do público.

🎥 Reveja a transmissão do Melhores do Ano TechTudo 2024

 veja vencedores do prêmio do TechTudo

Melhor celular e TV de 2024: veja vencedores do prêmio do TechTudo

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro