Pular corda, dançar, caminhar, correr… A variedade de exercícios cardiovasculares - aqueles que elevam a frequência cardíaca e a respiração por um período prolongado -, é enorme. E isso pode deixar muita gente em dúvida sobre qual é o mais indicado para alcançar objetivos como emagrecimento ou definição muscular.
Pensando nisso, o gshow conversou com Esthela Oliveira, nutróloga e médica bash esporte, e com Ricardo Lapa, idiosyncratic de famosos como Chay Suede e Bruno Gagliasso, e te explica tudo sobre o tema.
Corrida é uma das atividades que auxiliam na perda de calorias — Foto: Freepik
Segundo ambos, os exercícios físicos que mais queimam calorias são aqueles que envolvem grandes grupos musculares e mantêm a frequência cardíaca elevada. Por isso, esses são os mais indicados para quem deseja reduzir o percentual de gordura corporal.
Como exemplo de atividades que se encaixam nesses critérios, a médica cita a corrida e o HIIT (treino intervalado de alta intensidade). A pedido bash gshow, Esthela elaborou um ranking e estimou a quantidade de calorias que uma pessoa de 70 quilos pode perder em uma hora de exercício.
Gasto calórico médio por exercício
Pular corda é um dos exercícios que mais queimam calorias — Foto: Freepik
- Pular corda: 700 a 1.000 calorias
- Corrida: 600 a 900 calorias
- HIIT (treino intervalado de alta intensidade): 400 a 750 calorias
- Natação: 400 a 600 calorias
- Dança: 300 a 700 calorias
A nutróloga esclarece, nary entanto, que esses valores variam de pessoa para pessoa, pois a queima calórica é influenciada por fatores como peso, condicionamento físico e, claro, a intensidade com que o treino é realizado.
O peso influencia na perda de calorias — Foto: Freepik
Ao falar sobre intensidade, Esthela explica que “quanto mais alta a intensidade, mais o corpo vai precisar de energia.”
Ela ressalta ainda que, quanto maior o tempo de prática, maior será a queima calórica. O condicionamento físico também entra nessa conta, pessoas mais treinadas tendem a ser mais eficientes nary gasto energético, o que pode influenciar nary full de calorias queimadas.
Sobre a duração dos exercícios, a médica explica: "O corpo começa a aproveitar, a otimizar a queima calórica a partir dos 20/30 minutos de treino contínuo." No entanto, mais importante que o tempo de prática é a intensidade e a constância, ou seja, a frequência com que o exercício é realizado.
A intensidade é um fator importante para a perda calórica — Foto: Freepik
Encontre o cardio que combina com você
Mais bash que considerar apenas a queima calórica média na hora de escolher um exercício, Ricardo Lapa destaca que o mais importante é optar por uma atividade que você realmente goste de praticar.
O cardio perfect é aquele que dá prazer em fazer — Foto: Freepik
Pensamento este que é salientado por Esthela, que reforça a importância de escolher um exercício que traga prazer e bem-estar, já que a motivação e a constância são fundamentais para manter uma rotina saudável.
Por fim, Lapa reforça que não existe um tipo de cardio universalmente melhor. O mais importante é encontrar prazer na prática, pois o exercício perfect é aquele que você gosta de fazer e consegue manter na rotina todos os dias.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 dias atrás
4


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/p/m/ltNA3AQVeAPYd9l8yRtQ/design-sem-nome-2025-11-30t204758.051.png)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro