1 mês atrás 3

Receita realiza nova operação contra fraudes no setor de combustíveis

Na fase anterior da operação, cerca de 6.300 empresas corrigiram as inconsistências. A regularização das Escriturações Fiscais Digitais das Contribuições para o PIS e para a Cofins resultou na distribuição de R$ 5,2 bilhões em créditos indevidos. O valor equivale a 73% do total identificado. "Essa iniciativa contribuiu para promover maior justiça fiscal e reduzir a concorrência desleal no setor", destaca o Fisco.

Com essa nova fase, a Receita Federal reforça seu compromisso em assegurar que os créditos tributários sejam utilizados conforme a legislação vigente, preservando a arrecadação e a equidade no cumprimento das obrigações fiscais.
Receita Federal

Ação acontece duas semanas após a Operação Carbono Oculto. A megaoperação realizada pela Receita em parceria com a PF (Polícia Federal) e o Ministério Publico cumpriu mandados de busca e apreensão contra mais de 350 pessoas físicas de jurídicas. Os alvos são suspeitos de contribuir para a infiltração do crime organizado com o setor de combustíveis e instituições financeiras sediadas na avenida Faria Lima.

Cerca de 1.000 postos movimentaram R$ 52 bilhões entre 2020 e 2024. Os números da operação envolvem revendedores de dez estados (SP, BA, GO, PR, RS, MG, MA, PI, RJ e TO). Conforma a investigação, os criminosos recebiam dinheiro em espécie ou via maquininhas de cartão para tornar o dinheiro do crime lícito e devolvê-lo ao PCC. Como consequência, o recolhimento de tributos pelos postos era incompatível com as atividades.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro