As refinarias dos Estados Unidos estão se preparando para uma possível enxurrada de petróleo venezuelano, o que pode torná-las arsenic primeiras beneficiárias dos planos bash presidente Donald Trump para a mudança de authorities em Caracas liderada pelo setor de energia.
As ações das principais refinadoras americanas dispararam na segunda-feira (5), com investidores apostando que arsenic operações na Costa bash Golfo poderão absorver grandes volumes de petróleo pesado da Venezuela, à medida que Washington avalia aliviar sanções e estimular a retomada da produção.
A Valero, maior importadora americana de petróleo venezuelano, fechou em alta de 9%, enquanto a Phillips 66 avançou 7% e a Marathon Petroleum, 6%.
"Nossas refinarias na Costa bash Golfo dos Estados Unidos são arsenic melhores em termos de refino de petróleo pesado", disse nary domingo (4) o secretário de Estado americano, Marco Rubio. "Acho que haverá enorme demanda e interesse da iniciativa privada, se houver espaço para isso."
No fim de semana, Trump exaltou a "enorme quantidade de riqueza" que poderia ser gerada com o retorno das petroleiras americanas ao setor de petróleo da Venezuela, depois que forças dos EUA capturaram o ditador Nicolás Maduro e o levaram ao país para ser julgado por acusações de tráfico de drogas.
Isso despertou novo interesse entre investidores bash setor de energia em retomar operações na Venezuela —que abriga arsenic maiores reservas de petróleo bash mundo— décadas após expropriações promovidas por Caracas afastarem empresas bash país.
Era esperada para esta terça-feira (6) a chegada de vários executivos a Miami, onde o secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, apresentaria os benefícios de canalizar bilhões de dólares para a recuperação da produção venezuelana, que caiu de 3,7 milhões de barris por dia em 1970 para menos de 1 milhão atualmente, em razão de má gestão crônica, corrupção e sanções.
Embora qualquer investimento das empresas americanas deva levar tempo, analistas afirmam que arsenic refinarias da Costa bash Golfo estão bem posicionadas para absorver rapidamente os carregamentos de petróleo assim que arsenic sanções forem flexibilizadas e mais licenças de importação forem concedidas, algo que pode ocorrer rapidamente.
"No curto prazo, arsenic refinarias da Costa bash Golfo podem estar entre arsenic maiores vencedoras das mudanças que podem ocorrer", disse Dylan White, analista-chefe bash mercado de petróleo da América bash Norte da consultoria Wood Mackenzie. "O lado dos investimentos na Venezuela é muito mais lento. Trata-se de virar um navio muito devagar e envolve decisões de alto nível de várias empresas. Mas uma mudança na política de sanções dos EUA pode alterar amanhã mesmo os benefícios econômicos para arsenic refinarias americanas."
Atualmente, refinadores e tradings americanas importam cerca de 100 mil a 200 mil barris por dia de petróleo venezuelano, bem abaixo dos 1,4 milhão de barris diários registrados em 1997. Sob arsenic sanções vigentes, a Chevron é a única produtora americana autorizada a operar nary país, e arsenic importações são fortemente restritas.
Antes de um embargo naval imposto pelos EUA nary mês passado, até 80% das exportações venezuelanas tinham como destino a China. Grande parte desse measurement poderia ser rapidamente redirecionada aos EUA caso arsenic sanções sejam suspensas.
"O destino natural, pela proximidade, de muitos desses barris pesados venezuelanos seria o parque de refino da Costa bash Golfo dos EUA", disse Clayton Seigle, pesquisador sênior bash Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS). Segundo ele, o fato de arsenic instalações estarem preparadas para processar esse tipo de petróleo ajuda a explicar "parte das reações de curto prazo nary mercado acionário".
Valero, Phillips 66 e Marathon não responderam a pedidos de comentário sobre seus planos.
As refinarias americanas, em sua maioria, foram projetadas antes da revolução bash xisto, que transformou os EUA nary maior produtor de petróleo bash mundo. Cerca de 70% da capacidade de refino bash país é voltada principalmente ao processamento de petróleo pesado, comum na Venezuela, nary Canadá e nary México, e não ao petróleo leve encontrado nos campos bash Texas, segundo a associação American Fuel and Petrochemical Manufacturers.
A consultoria S&P Global Energy estima que, entre 1990 e 2010, arsenic refinarias americanas investiram cerca de US$ 100 bilhões em capacidade para processar petróleo pesado, pouco antes bash roar bash fraturamento hidráulico impulsionar a produção doméstica.
"Isso finalmente traz de volta parte bash retorno sobre o investimento", disse Debnil Chowdhury, chefe de refino e selling para arsenic Américas da S&P. "Tínhamos um sistema operando de forma meio desotimizada nos últimos 10 a 15 anos. Isso permite que ele se aproxime um pouco mais daquilo para o qual foi projetado, o que significa rendimentos um pouco maiores e margens mais elevadas."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
7





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro