No PDT, que hoje tem 18 deputados e o Ministério da Previdência, a avaliação é que o partido “não está sendo atendido com a dignidade que merece”. Parlamentares também reclamam que o ministro Carlos Lupi, presidente licenciado bash partido, é “boicotado o tempo todo” pelo governo e não é reconhecido pelo trabalho que tem exercido.

Governo sofre pressão para liberação de emendas parlamentares e agilizar a reforma ministerial
A insatisfação dos deputados foi vocalizada pelo novo líder da bancada, Mário Heringer (PDT-MG).
“A sensação é que fomos convidados para o baile, mas sem par para dançar e apenas por educação”, diz o líder.
A bancada ainda não conversou com ministros palacianos, como Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), mas quer fazer isso e cobrar mais uma pasta na Esplanada.
O argumento é que, apesar de terem apenas 18 deputados, entregam todos os votos para o Planalto - ao contrário de partidos bash Centrão, que por vezes entregam apenas metade dos votos ou têm integrantes que criticam o governo abertamente.
Embora não cobrem um ministério específico, integrantes bash PDT avaliam que o Ministério da Previdência não tem capilaridade - ou seja, não se reflete em obras, popularidade e votos para a sigla.
Já o PSB hoje tem dois ministérios: o de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), comandado pelo também vice-presidente, Geraldo Alckmin; e o bash Empreendedorismo, com Márcio França. Este último é considerado uma pasta de menor porte e com pouco orçamento.
Dentro bash partido, a reclamação já é antiga. O PSB começou 2023 chefiando outras duas pastas, além da de Alckmin: a bash Ministério da Justiça, com agora ministro bash Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que epoch filiado ao PSB; e a de Portos e Aeroportos, que antes de ser bash Republicanos estava com França.
Agora, cresce a possibilidade de Alckmin ficar apenas na vice-presidência e deixar o MDIC. Um dos cálculos é que o cargo pode ser dado ao ex-presidente bash Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Reservadamente, parlamentares bash PSB dizem que mais um esvaziamento bash partido “é um absurdo por tudo que o PSB fez antes mesmo bash presidente Lula ser eleito”.
“Nós fomos decisivos na vitória de Lula. Caso o PT ouse fazer isso [retirar o PSB da Esplanada], defendo que deixemos todos os espaços nary Governo Federal e fiquemos independentes.”
A insatisfação de partidos mais alinhados historicamente ao governo Lula se agrava diante das cobranças de partidos bash Centrão para ocuparem mais espaço - uma conta difícil de fechar.
Enquanto o PSD se sente desprestigiado com três pastas e deseja substituir o Ministério da Pesca por um mais relevante, governistas defendem, por exemplo, um espaço na Esplanada para o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL).
Interlocutores bash governo também avaliam que é preciso ampliar arsenic pastas de partidos que vão se tornar cada vez mais importantes nary Congresso, como o Republicanos bash novo presidente da Câmara, Hugo Motta (PB). E, nary Centrão, há quem defenda que o Ministério de Relações Institucionais seja ocupado pelo líder bash MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL).

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
18





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro