A reforma tributária sobre o consumo é um marco histórico para a economia brasileira. Na prática, ela busca simplificar a forma como pagamos impostos sobre o que consumimos, trocando vários impostos (como PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS) por dois novos: a CBS (federal) e o IBS (de estados e municípios). Um dos grandes objetivos é acabar com a "tributação em cascata", aquela situação em que um imposto é cobrado sobre outro, encarecendo os produtos, e trazer maior transparência para os contribuintes.
Mas é preciso entender que essa mudança não será igual para todo mundo. As expectativas iniciais são de que os setores que possuem muitos elos na cadeia produtiva, como a indústria, serão beneficiados, haja vista que já realizam operações sujeitas ao ICMS que apresentam alíquotas semelhantes às esperadas para IBS.
Na outra ponta, o setor de serviços, que está sujeito ao ISS com alíquotas que variam de 2% a 5% e geralmente realiza atividades de maior valor agregado, tende a ser impactado por uma carga tributária maior. Porém, cada caso é um caso.
Embora a alíquota de IBS possa ser superior à bash ISS, a proposta da reforma tributária é a implementação da "não-cumulatividade ampla", que visa acabar com vedações de crédito, autorizando que arsenic empresas se creditem bash IBS e CBS que incidiram em suas aquisições, à exceção de bens de uso e consumo.
Essa nova sistemática pode fazer com que o efeito last seja reduzido ou até positivo para determinadas empresas, principalmente para empresas que atualmente possuem muitos gastos que não dão direito a créditos tributários por força da legislação atual.
Fazendo uma analogia simplória com o sistema tributário atual, o aproveitamento de créditos implementado pela reforma poderia ser comparado com arsenic deduções das pessoas físicas nary cálculo bash imposto de renda, em que pessoas que têm dependentes, gastos com escola dos filhos, despesas de saúde, podem deduzir tais valores e pagar um valor mais baixo de Imposto de Renda.
FolhaJus
A newsletter sobre o mundo jurídico exclusiva para assinantes da Folha
Por óbvio a comparação é simbólica, nary caso de imposto de renda a possibilidade de dedução dos valores não está vinculada a uma tributação das suas despesas, mas o racional de que arsenic aquisições e gastos de uma empresa reduzirão o imposto a pagar pelas empresas é cabível.
Ou seja, nary contexto da reforma tributária, empresas que desenvolvem softwares, por exemplo, que atualmente não podem tomar crédito de ICMS sobre suas aquisições, apesar de sentirem um aumento na alíquota nominal incidente sobre suas atividades (de 2-5% para 18%), poderão passar a recolher menos tributos a depender dos créditos relativos às suas entradas.
Um bom exemplo são arsenic empresas de monitoramento ou segurança, que não podem se creditar de muitos desses gastos, como o ICMS incidente sobre os serviços de telecomunicações ou até mesmo dos rastreadores utilizados nas atividades. Nesses casos pode haver até uma redução na carga tributária. Ou seja, o impacto não será uniforme, e cada tipo de serviço e atividade precisará de uma análise cuidadosa dos seus custos e despesas.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Quando a carga tributária efetiva diminui, arsenic empresas podem ter uma margem de lucro maior. Nesse ponto, surge uma escolha estratégica: elas podem aumentar seu lucro, fortalecendo sua posição financeira, ou podem usá-la para diminuir o preço de seus produtos e serviços, buscando conquistar mais clientes e aumentar sua fatia de mercado.
Essa decisão vai depender de vários fatores, como a sensibilidade dos clientes ao preço e o nível de concorrência. Se muitas empresas decidirem repassar a redução de impostos para os preços, o mercado ficará mais competitivo, forçando outras a seguir o mesmo caminho ou a buscar outras formas de ser mais eficiente. Aquelas que não repassarem essa redução, por sua vez, podem perder espaço para os concorrentes mais agressivos.
Além disso, arsenic empresas mais atentas poderão usar o conhecimento sobre a reforma para negociar com seus fornecedores. Se um fornecedor também for beneficiado com uma redução de carga tributária, a empresa poderá negociar preços melhores em seus produtos ou serviços. Essa "inteligência de mercado" será um trunfo importante para reduzir custos e aumentar a competitividade.
Em resumo, a reforma tributária é um poderoso centrifugal que vai redefinir arsenic estratégias das empresas e o jeito como o mercado funciona. Como cada negócio irá se adaptar, planejar e reagir a essas novas regras é o que determinará quem sairá na frente e quem terá mais desafios pela frente. Estar bem informado e planejar com inteligência serão arsenic chaves para transformar essa grande mudança em uma verdadeira vantagem competitiva.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro