O Galaxy Z Fold 7 chegou ao Brasil em julho e chamou a atenção por ser o celular dobrável mais fino já lançado pela Samsung, com 8,9 milímetros (mm) de espessura quando fechado e impressionantes 4,2 mm aberto. Além das dimensões slim e peso leve, o smartphone estreia com o poderoso chipset Snapdragon 8 Elite (Qualcomm) e a mesma câmera ultranítida de 200 megapixels (MP) do Galaxy S25 Ultra, celular de barra mais potente da Samsung. Com isso, a sul-coreana promete uma experiência "Ultra" e quer aproximar o Z Fold 7, mais querido entre os early adopters, do consumidor tradicional. Será que ela conseguiu?
Após acompanhar o lançamento do Galaxy Z Fold 7 direto de Nova York, no Galaxy Unpacked, e usar o celular por dois meses, eu te conto todas as minhas impressões sobre ele neste review. Já posso adiantar que a Samsung fechou gaps importantes e fez um excelente trabalho do Z Fold 6 para cá, entregando um produto muito mais maduro. Ainda assim, o celular, que custa a partir de R$ 10.300, não é perfeito. Continue a leitura para saber o porquê e entender se o Galaxy Z Fold 7 vale a pena para você.
Review Galaxy Z Fold 7: mais fino e leve, dobrável melhora em quase tudo
Review Galaxy Z Fold 7: mais fino e leve, dobrável melhora em quase tudo
Veja, no índice abaixo, todos os tópicos que serão tratados neste review do Galaxy Z Fold 7.
- Ficha técnica
- Design mais fino e leve⭐⭐⭐⭐⭐
- Telas maiores e de alta qualidade ⭐⭐⭐⭐⭐
- Câmeras ⭐⭐⭐⭐
- Bateria poderia ser melhor ⭐⭐⭐
- Desempenho poderoso ⭐⭐⭐⭐⭐
- Interface otimizada e inteligente ⭐⭐⭐⭐⭐
- Vale a pena?
Ficha técnica do Galaxy Z Fold 7
- Tela principal: 8" (2.184 x 1.968)
- Tela secundária: 6,5" (2.520 x 1.080)
- Painel: AMOLED Dinâmico 2X
- Câmera principal: 200 MP + 12 MP + 10 MP
- Câmera frontal: 10 MP (interna e externa)
- Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Elite
- Memória RAM: 12 ou 16 GB
- Armazenamento: 512 GB ou 1 TB
- Conectividade: 5G, NFC, Wi-Fi, Bluetooth 5.4 e USB-C
- Sistema operacional: One UI 8 com Android 16
- Peso: 215 g
- Dimensões: 72,8 x 158,4 x 8,9 mm (fechado); 143,2 x 158,4 x 4,2 mm (aberto)
- Proteção: IP48
- Cores: azul, prata e preto
- Lançamento no Brasil: julho de 2025
- Preço sugerido: a partir de R$ 14.599
O design é, sem dúvida, uma das mudanças mais significativas do Galaxy Z Fold 7 em relação ao Fold 6. A Samsung fez um trabalho robusto de engenharia para deixar o aparelho extremamente fino: são apenas 8,9 mm quando fechado e 4,2 mm quando aberto, contra 12,1 mm e 5,66 mm, respectivamente, do modelo anterior. A diferença é perceptível logo de cara, e olhar para o espaço ao redor da porta USB-C dá uma boa noção do quão slim é o celular.
Galaxy Z Fold 7 tem apenas 4,2 milímetros de espessura — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Outra mudança que chama a atenção é o peso: agora são 215 gramas, contra 239 gramas da geração anterior. Com isso, o Fold 7 fica muito mais confortável de segurar. A sensação é que você está segurando um celular de um celular “de barra” tradicional.
Apesar de estar mais fino e leve, o Fold 7 também ficou mais resistente. Com estrutura em titânio grau 4 e moldura em Armor Alumínio avançado, o celular recebeu uma nova dobradiça multitrilhos com formato de gota. A Samsung diz que a mudança torna o movimento de abrir e fechar mais suave, reduz o desgaste ao longo do tempo e deixa o vinco na tela menos visível, e eu realmente senti diferença em relação ao Z Fold 6.
O vinco, aliás, pode ser um dos principais incômodos de quem usa um dobrável pela primeira vez, mas esses celulares evoluíram de forma impressionante, e a marca está cada vez menos perceptível. Eu juro que, no dia a dia, você simplesmente esquece que o vinco está ali.
Galaxy Z Fold 7 (azul) e Z Fold 6 (prata) — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Completam as especificações de resistência os vidros Gorilla Glass Victus 2, na traseira, e Gorilla Glass Ceramic 2, na tela externa. Costumo ser bem cuidadosa com as samples, mas deixei o Fold 7 cair do sofá duas vezes, e o display não sofreu um arranhão sequer. Ainda assim, o celular não é barato, e você não vai querer brincar com a sorte — melhor comprar uma capinha. Há também a certificação IP48, que garante proteção parcial contra poeira e permite submergir o celular em água doce.
As telas costumam ser um dos principais trunfos dos celulares da Samsung, e com o Z Fold 7 não é diferente. A fabricante deu uma atenção especial para os displays, que receberam um dos maiores upgrades da geração. Agora, são 8 polegadas na tela interna (contra 7,6" do Z Fold 6), e a tela externa foi de 6,3" para 6,5". Apesar de este aumento ser mais discreto, o display está mais amplo, o que aproxima a experiência de uso do Fold 7, quando fechado, à de um celular tradicional.
Tela externa do Galaxy Z Fold 7 está mais wide — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Quando abrimos o celular, o ganho de área útil faz ainda mais diferença, principalmente para quem quer usar o smartphone como um "mini tablet". Há mais espaço para multitarefas, algo que as ferramentas da OneUI 8 facilitam com maestria, e também para consumo de entretenimento — um dos meus usos favoritos. Aliás, a experiência de assistir a filmes e séries no Z Fold 7 é muito imersiva.
Ambas as telas têm painel AMOLED Dinâmico 2X, taxa de atualização de 120 Hz e pico de brilho de 2.600 nits. O resultado é uma experiência visual impecável, com cores vibrantes, pretos profundos e ótima visibilidade sob luz forte.
Tela interna o Galaxy Z Fold 7 tem 8 polegadas — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo O conjunto de câmeras traseiras do Galaxy Z Fold 7 é triplo, com a seguinte configuração:
- Câmera principal de 200 MP (f/1.7);
- Câmera ultrawide de 12 MP (f/2.2);
- Câmera telefoto de 10 MP (f/2.4), zoom óptico de 3x;
- Câmera selfie de 10 MP (f/2.4);
- Câmera selfie de 10 MP (f/2.4).
Câmeras traseiras do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Sua câmera principal é a mesma do Galaxy S25 Ultra, o que já indica a alta qualidade das imagens. Tanto de dia quanto à noite, as fotos têm excelente alcance dinâmico e contraste, nitidez impressionante e cores equilibradas, ainda que um pouquinho mais tímidas que as do iPhone 15, meu celular de uso pessoal. Isso porque a Samsung aposta em um pós-processamento mais contido, que evita a saturação excessiva das cores — mas sem apagá-las.
A câmera telefoto de 3x entrega bons resultados em diferentes distâncias, especialmente em ambientes bem iluminados, mas perde um pouco de qualidade conforme a luz diminui. Já disse, em outros reviews, que a câmera ultrawide está longe de ser uma das que mais me empolga, e isso se repete no Galaxy Z Fold 7. Ainda assim, a lente ultra-angular de 12 MP apresenta desempenho consistente, embora com alcance dinâmico um pouco mais limitado.
Confira fotos tiradas com as câmeras do Galaxy Z Fold 7
1 de 23
Redação do TechTudo; foto tirada com câmera principal do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
2 de 23
Redação do TechTudo; foto tirada com câmera ultrawide do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
23 fotos
3 de 23
Muro com cerca viva de flores roxas; foto tirada com câmera ultrawide do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
4 de 23
Muro com plantas na área externa da Redação do TechTudo; foto tirada com câmera principal do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
5 de 23
Flor amarela; foto tirada com câmera telefoto do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
6 de 23
Flor branca; foto tirada com câmera telefoto do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
7 de 23
Relógio da Central do Brasil; foto tirada com zoom de 10x do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
8 de 23
100 anos de Globo no Rio Gastronomia; foto tirada com câmera principal do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
9 de 23
Roda gigante nos 100 anos de Globo; foto tirada com câmera telefoto do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
10 de 23
Selfie em grupo tirada com câmera principal do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
11 de 23
Portão com flores; foto tirada com câmera telefoto do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
12 de 23
Flores brancas; foto tirada com câmera telefoto do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
13 de 23
Plantação de alface; foto tirada com câmera principal do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
14 de 23
Flor lilás; foto tirada com câmera telefoto do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
15 de 23
Selfie tirada com câmera principal do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
16 de 23
Selfie tirada com câmera principal do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
17 de 23
Selfie tirada com câmera principal do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
18 de 23
Prédio da redação do TechTudo; foto tirada com câmera principal do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
19 de 23
Rua à noite; foto tirada com câmera principal do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
20 de 23
Folha contra painel luminoso; foto tirada com câmera principal do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
21 de 23
Taça com drink de café; foto tirada com câmera principal do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
22 de 23
Flores brancas em condições precárias de iluminação; foto tirada com câmera telefoto do Galaxy Z Fold 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
23 de 23
Lua; câmera tirada com Galaxy Z Fold 7, zoom de 30x — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
Celular dobrável do tipo livro da Samsung tem três câmeras: principal de 200 MP, ultrawide de 12 MP e telefoto de 10 MP com zoom óptico de 3x
O Z Fold 7 traz ainda duas câmeras frontais, ambas de 10 MP, posicionadas nas telas interna e externa. Mas o maior diferencial dos dobráveis, nesse quesito, continua sendo a possibilidade de tirar selfies com o conjunto traseiro, para aproveitar toda a qualidade do sensor principal de 200 MP. Você demora um pouquinho até se acostumar com a forma de segurar o celular, que precisa estar aberto, mas, quando se ambienta, é um caminho sem volta: simplesmente fiquei viciada em tirar selfies assim.
O celular grava vídeos em até 8K a 60 quadros por segundo, com ótima estabilização e riqueza de detalhes. Em filmagens com zoom de 2x, pode haver uma leve perda de nitidez, mas o desempenho geral continua excelente.
A bateria é o principal ponto fraco do Galaxy Z Fold 7. Sua capacidade de 4.400 mAh é a mesma do modelo anterior — um número que já era considerado baixo para um celular com duas telas. Com os novos painéis maiores, a limitação fica ainda mais evidente.
É bem verdade que os dobráveis têm limitações de espaço interno, mas marcas chinesas já adotam baterias de silício-carbono, que armazenam mais carga em menos espaço, para driblar esse problema. É o caso da Honor, com o Magic V5 (5.820 mAh), e da OPPO, com o Find N5 (5.800 mAh). Eu esperava que a Samsung, que investiu tanto em engenharia no Fold, desse um passo além nesse quesito.
Galaxy Z Fold 7 (azul) e Z Fold 6 (prata) — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Na prática, o Fold 7 aguenta muito bem um dia de uso moderado, especialmente se você priorizar a tela externa. Em um ritmo mais intenso, com uso frequente da câmera e multitarefas e vídeos na tela interna, provavelmente será preciso recorrer ao carregador. Com potência de 25W, o adaptador que a Samsung envia na caixa do celular leva cerca de 1h15 para completar a carga.
O desempenho do Galaxy Z Fold 7 é garantido pelo Snapdragon 8 Elite for Galaxy, uma versão especial do chip da Qualcomm otimizada para os celulares da Samsung. O processador tem oito núcleos de até 4,47 GHz e litografia de 3 nanômetros — uma das menores do mercado —, o que garante alta velocidade e eficiência energética.
A versão que recebi para testes tem 12 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento, mas há também uma opção de 16 GB e 1 TB, para quem precisa de mais espaço e poder em multitarefas. Na prática, o celular se mostrou uma máquina poderosa, rodando absolutamente tudo com fluidez e sem engasgos.
Apesar de fino, Galaxy Z Fold 7 impressiona no desempenho — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Sistema e interface ⭐⭐⭐⭐⭐
O Galaxy Z Fold 7 vem com Android 16 sob a One UI 8, que traz otimizações específicas para dobráveis e todo o pacote Galaxy AI, uma das suítes de inteligência artificial mais eficientes que já testei. Entre as funções mais úteis para mim estão o apagador de objetos, que remove elementos indesejados das fotos com precisão impressionante, e o eliminador de ruídos, que melhora gravações de áudio em ambientes ruidosos.
Letreiro do TechTudo apagado com apagador de objetos da Galaxy AI — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo O gravador de voz também merece destaque: ele transcreve entrevistas separando os interlocutores, resume o conteúdo e ainda oferece tradução integrada. Para mim, jornalista, é uma mão na roda. Por outro lado, o Now Brief, que gera resumos personalizados de conteúdos com base nos hábitos de uso, ainda parece imaturo: as recomendações não são tão precisas nem relevantes.
No geral, a OneUI 8 é limpa, estável e bem adaptada às telas do Fold 7. Durante os testes, não houve falhas de interface ou travamentos significativos, exceto por pequenos bugs pontuais ao abrir e fechar o Instagram. A Samsung também ganha pontos no suporte de software, já que oferece sete anos de atualizações de Android e de segurança.
O Galaxy Z Fold 7 não é um celular para todo mundo — e eu nem digo isso (só) pelo preço de cinco dígitos. Apesar de agora ter peso e dimensões mais próximas às de um celular de barra, ele ainda é um produto de nicho, focado em um público específico, que busca alta performance e recursos de produtividade em um formato inovador.
No geral, a Samsung fez um excelente trabalho de aperfeiçoamento, especialmente no design, e realmente conseguiu aproximar a experiência de uso do Fold da experiência com os modelos Ultra, da linha S. Além de poderoso e versátil, o celular tem câmeras ótimas e está muito mais confortável de usar que as gerações anteriores. É um produto maturo. O único ponto negativo é a autonomia de bateria, que ainda deixa a desejar em relação ao conjunto.
Galaxy Z Fold 7 é produto maduro e melhor opção de dobrável no Brasil — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Com preço em torno de R$ 10.300 a R$ 12.200, o Z Fold 7 só vale a pena para quem realmente precisa de um computador de bolso e quer explorar o máximo da experiência multitarefa. Aliás, nesse caso, digo com tranquilidade que ele é a única opção entre os dobráveis do tipo livro que faz sentido no Brasil, onde podemos encontrar modelos por exorbitantes R$ 20 mil e R$ 33 mil.
Por outro lado, para quem busca desempenho e câmeras de ponta em formato tradicional, o Galaxy S25 Ultra, que custa praticamente a metade (R$ 6.516), faz muito mais sentido. Você paga menos e ainda ganha mais bateria.
DOBRÁVEL E FINO
Samsung Galaxy Z Fold7 (512 GB)
![]()
![]()
![]()
Todas as ofertas de Samsung Galaxy Z Fold7 (512 GB)
×
Veja todas as opções com as melhores ofertas nas lojas parceiras.
CÂMERA DE 200 MP
Samsung Galaxy S25 Ultra 5G (256 GB)
![]()
![]()
![]()
Todas as ofertas de Samsung Galaxy S25 Ultra 5G (256 GB)
×
Veja todas as opções com as melhores ofertas nas lojas parceiras.
Nota de transparência: o TechTudo mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de outubro de 2025.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
17
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/j/39J1YASE2NZA0ILlrJ2w/red-dead-redemption-ps5-xbox-series-x-s-switch-2.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/Y/u/jYtjBaRkORvGz1z6x7aw/galaxy-book-pro-360-scaled.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/z/n/olWth1RR2EI4G18Z8wZA/controle-joystick-gamesir-tegenaria-lite.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/r/9ejtKKTlAGiAeAUVtqrw/251202-montagem-crianca-casada-img1-desk.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro