7 meses atrás 12

Robô brasileiro faz entrega, triplica eficiência logística e reduz custos

Robô é resultado de investimento e pesquisa. O projeto, iniciado em 2018, causou grande interesse no mercado e angariou R$ 8 milhões de investidores e via projetos em instituições como Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), Sebrae, Fapeg (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás) e FINEP (agência federal Financiadora de Estudos e Projetos).

"Logística de última milha tem impactos gigantescos, pois determina a experiência do cliente, que tudo o que mais quer ver é o que pediu chegar a tempo e intacto", afirma Evandro Barros, co-founder Synkar, presidente do Instituto de Inteligência artificial aplicada (I2A2) e CEO do grupo DATA H.

Carrinho robô já está a venda. Batizado de "ADA" pelo iFood e de "Pequi" pela rede Transamérica Collection, o SD02 já tem 300 unidades em pré-venda. O custo para uso da tecnologia não é divulgado, mas a mensalidade cobre suporte, manutenção e treinamento, variando em preço conforme a operação do cliente.

Complemento, não substituição

Facilita o trabalho dos estoquistas e entregadores. Segundo os criadores, o robô não vem para substituir, mas para complementar o trabalho de entregadores e estoquistas, aumentando eficiência e reduzindo deslocamentos repetitivos. O robô, por exemplo, pode retirar os pacotes nos restaurantes e os desloque para um ponto do prédio onde os entregadores de app possam buscar as encomendas prontas para partir.

Em operações como iFood [que é um dos investidores do SD02], por exemplo, os entregadores coletam os pedidos até 10 minutos mais rápido quando utilizam o robô, enquanto, em armazéns, a eficiência dos separadores pode triplicar.
Lucas Assis, CEO da Synkar e doutor em Ciência da Computação.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro