8 meses atrás 126

Rubiales diz que Jenni Hermoso 'deu permissão' para beijo ao depor em julgamento

O espanhol, de 47 anos, que é acusado de agressão sexual por beijar Hermoso na boca e depois tentar coagi-la a abafar o caso, falou pela primeira vez após mais de uma semana de audiências em um tribunal de Madri e seguiu negando que seja culpado.

"Estou absolutamente certo de que ela me deu sua permissão. Naquele momento, foi algo completamente espontâneo", declarou.

Questionado se ele normalmente beijava as pessoas na boca, Rubiales disse que a ocasião e o fato de conhecer Hermoso há muito tempo justificavam isso. Ele disse que faria algo parecido com um jogador homem ou uma de suas filhas.

"Você não ganha uma Copa do Mundo todo dia. Quando vejo minhas filhas, não dou um selinho nelas, mas na véspera de Ano Novo, dou um selinho", disse.

FIFA bane Luis Rubiales do futebol por três anos

FIFA bane Luis Rubiales do futebol por três anos

O escândalo que agora está sendo discutido na Justiça estourou diante dos olhos do mundo inteiro em 23 de agosto de 2023, quando as jogadoras da seleção feminina espanhola, após terem vencido a Copa do Mundo em Sydney, subiram ao pódio para receber as medalhas.

"Senti que estava completamente fora de contexto, e sabia que meu chefe estava me beijando e isso não deveria acontecer, não deveria acontecer em nenhum ambiente social ou de trabalho. Como mulher, eu me senti desrespeitada, (...) eles mancharam um dos dias mais felizes da minha vida, e é muito importante para mim dizer que em nenhum momento eu busquei esse ato, muito menos esperava por isso", afirmou.

Jenni Hermoso — Foto: SPANISH NATIONAL COURT / AFP

Usando roupas escuras, Rubiales acompanhou todo o depoimento, sentado ao lado de sua advogada. Ele é acusado de agressão sexual pelo beijo e por coações para que a jogadora desculpasse o gesto, crimes pelos quais a Promotoria pede 2 anos e meio de prisão.

O ex-técnico da seleção feminina, Jorge Vilda, e dois ex-dirigentes da RFEF, Rubén Rivera e Albert Luque, também estão sendo julgados por coações a Hermoso, crime pelo qual a Promotoria pede um ano e meio de prisão para eles.

Questionada pelos advogados dos réus sobre o motivo de continuar comemorando a vitória na Copa do Mundo após o beijo, ela disse:

"Minha atitude (...) não tira o que eu sinto e (...) eu não preciso chorar em um quarto ou me jogar no chão quando o ato aconteceu para dar a entender que eu não gostei".

Luis Rubiales — Foto: Thomas COEX / AFP

Rubiales sempre descreveu o gesto após a final de Sydney como "um selinho" - um beijo nos lábios - entre amigos, mas a Promotoria acredita que foi imposto a ela "de forma surpreendente e sem o consentimento ou aceitação da jogadora".

O julgamento ocorrerá até 19 de fevereiro e incluirá depoimentos de várias companheiras de equipe que apoiam a atacante da seleção, incluindo a duas vezes vencedora da Bola de Ouro Alexia Putellas, executivos da RFEF, treinadores masculino e feminino da Espanha e especialistas.

Rubiales também está sob investigação judicial por suposta corrupção e contratos irregulares durante sua presidência da RFEF desde 2018.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro