5 horas atrás 1

Samsung lança óculos Galaxy XR; conheça o rival do Apple Vision Pro

O óculos Samsung Galaxy XR foi apresentado ao mundo nesta terça-feira (21). O lançamento, que marca a estreia da fabricante sul-coreana no segmento de realidade mista (XR), combina elementos de realidade aumentada e virtual com recursos de inteligência artificial (IA) multimodal. Com preço inicial de US$ 1.799 (cerca de R$ 9.700 em conversão direta), o headset chega primeiro aos Estados Unidos e à Coreia do Sul como uma alternativa mais acessível ao Apple Vision Pro, que custa quase o dobro.

Equipado com o chip Snapdragon XR2+ Gen 2 e rodando Android XR, o dispositivo traz integração nativa com o Google Gemini, oferecendo experiências imersivas que unem IA, produtividade e entretenimento. Com ele, a Samsung inaugura uma nova geração de dispositivos com IA multimodal, capazes de compreender o ambiente ao redor do usuário e interagir por meio de voz, visão, gestos e rastreamento ocular. Segundo a fabricante, o headset representa o “primeiro passo de uma longa jornada no universo XR”.

 Divulgação/Samsung Samsung Galaxy XR: a união entre inteligência artificial e realidade mista — Foto: Divulgação/Samsung

Design leve e confortável

Projetado com foco em conforto prolongado, o Galaxy XR pesa 545 gramas e utiliza materiais leves e tecido respirável. A bateria é removível e externa, o que ajuda a distribuir melhor o peso e garante até 2,5 horas de reprodução de vídeo, segundo a Samsung. Ela também pode funcionar como powerbank para outros dispositivos.

O headset adota um sistema de lentes Micro-OLED 4K, que entrega imagens nítidas e realistas, além de áudio espacial 3D para aumentar a sensação de presença. Há ainda um protetor de luz removível, que bloqueia a iluminação externa para uma imersão mais completa.

O pacote de lançamento inclui o Explorer Pass, com um ano de YouTube Premium, Google Play Pass, Google AI Pro e NBA League Pass. A oferta reforça a aposta da Samsung no XR como uma central pessoal de entretenimento e produtividade.

Pensado para integrar o digital ao ambiente físico, o Galaxy XR leva o conceito de realidade mista à rotina. É possível abrir múltiplos aplicativos flutuantes e organizá-los no espaço, criando estações de trabalho virtuais ou ambientes de lazer personalizados.

Com o Gemini, o usuário pode solicitar informações por voz, pesquisar algo que aparece no campo de visão com o Circule para Pesquisar, ou navegar pelo Google Maps em modo imersivo, com visualização 3D das cidades. O Gemini também atua como um assistente inteligente proativo, capaz de compreender o contexto ao redor e oferecer sugestões ou informações adicionais sobre o que o usuário está vendo.

 Divulgação/Samsung Galaxy XR e o conceito de múltiplos aplicativos flutuantes que criam estações de trabalho virtuais — Foto: Divulgação/Samsung

Realidade aumentada no trabalho

Voltado também ao uso corporativo, o Galaxy XR quer redefinir a forma como as pessoas trabalham. Ele permite acessar documentos, planilhas e videoconferências em múltiplas janelas tridimensionais, criando um escritório virtual ao redor do usuário. Recursos como eye tracking, controle por gestos e suporte a teclado Bluetooth facilitam o uso de ferramentas de produtividade e reuniões remotas sem a necessidade de monitores físicos.

A Samsung já testa o dispositivo em ambientes industriais, em parceria com a Samsung Heavy Industries, para treinamentos de construção naval com simulações em realidade aumentada. A proposta é reduzir custos e aumentar a segurança em setores como engenharia e construção, além de abrir novas oportunidades de colaboração remota com o suporte da plataforma Snapdragon Spaces.

 Divulgação/Samsung Samsung Galaxy XR adota um design ergonômico, ideal para longas horas de uso — Foto: Divulgação/Samsung

Jogos com controle por gestos

O Galaxy XR também foi projetado para jogos em realidade mista e virtual. Ele é compatível com controladores com resposta tátil, conexão com PCs e ainda permite jogar títulos não-VR em telas flutuantes de grandes dimensões.

Isso é possível graças ao Snapdragon XR2+ Gen 2 garante, que desempenho fluido e gráficos 4K, enquanto o áudio espacial e as telas Micro-OLED prometem criar uma sensação de presença real dentro dos jogos. Além dos controladores, o usuário pode usar as mãos como controle, por meio do hand tracking, realizando movimentos naturais para atacar, pular ou interagir.

 Divulgação/Samsung Com o Galaxy XR, os jogadores podem usar as mãos como controle — Foto: Divulgação/Samsung

Entretenimento: um cinema pessoal com IA

No campo do entretenimento, o Galaxy XR funciona como um cinema pessoal portátil. Ele permite assistir a filmes, séries e eventos esportivos em uma tela virtual 4K com áudio espacial, e ainda converter fotos e vídeos 2D em conteúdos 3D imersivos, graças à IA. Durante o lançamento, a Samsung demonstrou como o Gemini atua como um guia inteligente, capaz de fornecer informações em tempo real sobre o conteúdo exibido — por exemplo, dados sobre um jogador da NBA durante uma partida ou curiosidades sobre um ponto turístico em um documentário.

 Divulgação/Samsung Galaxy XR promete oferecer um verdadeiro cinema pessoal — Foto: Divulgação/Samsung

O Samsung Galaxy XR estará disponível a partir de 21 de outubro nos Estados Unidos e na Coreia do Sul. Por enquanto, não há previsão de lançamento na América Latina.

Veja também: Inovação da CES 2025: óculos que tocam música e auxiliam em problemas de audição

 óculos que tocam música e auxiliam em problemas de audição

Inovação da CES 2025: óculos que tocam música e auxiliam em problemas de audição

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro