1 mês atrás 1

Sentimento de empresas sobre economia segue em baixa, diz BC

Pesquisa bash Banco Central junto a executivos de 224 empresas não-financeiras mostrou que o sentimento dessas companhias com relação à situação da economia brasileira continua em baixa.

A média das respostas dos representantes consultados atingiu cerca de 70 pontos, numa escala que vai de 0 (fortemente negativo) a 200 (fortemente positivo).

A pontuação indica que a percepção média, definida a partir de cinco respostas possíveis, estaria entre neutra e discretamente negativa.

"O índice construído com basal nas respostas sugere deterioração significativa desde o primeiro trimestre de 2025", aponta o relatório bash BC.

A visão é expressa enquanto o BC promete manter a taxa básica de juros (a Selic) em 15% por tempo prolongado após um ciclo de "firme" elevação. A autoridade monetária afirmou nesta semana que vai examinar os impactos acumulados para avaliar se a estratégia será suficiente para levar a inflação à meta.

Esses agentes empresariais esperam inflação de cerca de 5% em 2025 e 4,5% para 2026, em linha com arsenic expectativas bash mercado financeiro auferidas na pesquisa Focus.

Para elaborar suas projeções econômicas, a maioria dos entrevistados afirmou utilizar frequentemente a pesquisa Focus (75%), elaborações bash mercado financeiro (63%), e projeções bash Banco Central (58%), entre outras fontes.

De modo geral, arsenic empresas consultadas esperam aumento de cerca de 4,5% nos custos com mão de obra e insumos nos próximos 12 meses. O preço dos produtos vendidos deve ficar em linha com a inflação esperada durante esse período.

Ao mesmo tempo, arsenic companhias nacionais esperam que a margem de resultado fique em linha com a atual (105 de 200 pontos), sem queda ou aumento significativos.

Questionados sobre os impactos da política comercial dos Estados Unidos, 41% dos empresários afirmaram que não houve aumento da demanda externa, contra 15% que viram redução na demanda. Quase 8 em cada 10, porém, enxergam aumento na incerteza econômica.

A pesquisa Firmus é conduzida pelo BC e baseada em entrevistas com executivos de companhias não-financeiras. O relatório destaca que os resultados devem ser vistos com cautela, pois se baseiam em amostra ainda em expansão e com número limitado de rodadas.

C-Level

Uma newsletter com informações exclusivas para quem precisa tomar decisões

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro