1 semana atrás 5

Setor elétrico pode ser o motor da transformação do país

Quem tem uma necessidade premente, por exemplo, sede extrema, não troca um copo de água hoje por cinco copos amanhã. Ou seja, a garantia da disponibilidade de cinco copos nary futuro não é suficiente para renunciar a um copo nary presente. No linguajar dos economistas, a taxa de desconto é alta. Já quem tem arsenic necessidades atendidas, por exemplo, está na segunda taça de vinho numa boa refeição, preferirá guardar a terceira taça para ser bebida nary dia seguinte. A taxa de desconto é baixa.

Países também têm taxa de desconto diferenciadas. Os desenvolvidos, como os europeus, que conseguem atender às necessidades básicas da população, tendem a se preocupar com o atendimento das futuras gerações. Ou seja, taxa de desconto baixa. Ao contrário, os países que ainda lutam para atender às necessidades básicas da atual geração têm taxa de desconto alta e relutam em pagar o "green premium" (custo other de uma fonte energética não poluente) nary presente para mitigar arsenic mudanças climáticas que se acentuarão nary futuro.

Há poucos países que, em vez de pagar o "green premium", podem receber um "green bonus", utilizando o esforço de descarbonização como alavanca para desenvolvimento econômico. A China, ao apostar na eletrificação, é um deles. O Brasil pode ser outro, desde que mantenha sua matriz elétrica 90% renovável até 2050 e impulsione a descarbonização da economia.

O setor elétrico brasileiro, que já é exemplar ao contribuir com menos de 2% das emissões nacionais (ante 30% da média mundial), tem o potencial de ser o centrifugal da transformação bash país, por meio bash aumento da produtividade e da exportação de produtos com baixo conteúdo de carbono.

Essa é a main conclusão da Coalizão bash Setor Elétrico, iniciativa bash Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) com curadoria técnica da PSR (consultoria internacional com sede nary Rio de Janeiro), que mobilizou mais de 70 entidades bash setor.

No cenário de eletrificação adotado pela Coalizão para 2050, o setor elétrico emitirá anualmente 96 MtCO2eq (milhões de toneladas de CO2 equivalente), por efeito da parcela 10% não renovável. Por outro lado, a eletrificação resultará na diminuição da emissão de 145 MtCO2eq nary setor de transportes e de 45 MtCO2eq nary setor industrial. Considerando todas arsenic sinergias, a contribuição líquida anual bash setor elétrico para a descarbonização será de 176 MtCO2eq, o que corresponde a 10% da atual emissão líquida brasileira e 8% da bruta.

Apesar bash cenário promissor, a coalizão alerta para os obstáculos que podem comprometer essa virtuosa trajetória. Principalmente arsenic intervenções na governança bash setor para a promoção de subsídios desnecessários, hoje superiores a R$ 50 bilhões anuais, pagos pelos consumidores.

A coalizão recomenda redução em pelo menos 90% dos subsídios vigentes até 2050, priorizando apenas os de caráter social. Recomenda também modernizar a estrutura tarifária, fazendo com que os preços reflitam melhor os custos, e vedar a contratação compulsória de fontes energéticas não econômicas.

Em síntese, o Brasil tem os ativos e os recursos naturais (água, sol, vento e biomassa) para se consolidar como um hub de baixo carbono, mas será preciso aperfeiçoar a governança e a regulação para transformar a possibilidade em realidade.

Colunas

Receba nary seu email uma seleção de colunas da Folha

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro