7 meses atrás 9

Seu emprego será roubado? IA já está substituindo vagas de tecnologia; entenda

Uma pesquisa feita pela empresa de capital de risco SignalFire identificou que as empresas de tecnologia recrutaram 25% menos recém-formados em 2024 do que em 2023, enquanto nas startups essa queda foi de 11% em relação ao ano anterior. Segundo a empresa, apesar de não explicar totalmente, há "evidências convincentes" de que a IA é um fator contribuinte significativo para essa redução. Isso porque empregos de nível básico são mais suscetíveis à automação.

Os números vão de encontro com uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial que aponta que 40% dos empregadores têm a intenção de cortar funcionários ou reduzir o número de contratações nos casos em que a inteligência artificial (IA) consiga automatizar tarefas. A seguir, saiba mais sobre o assunto e como os empregos de nível básico já são afetados pelas decisões corporativas ligadas à automatização de tarefas.

 Igor Omilaev /Unsplash Inteligência artificial pode reduzir empregos de recém-formados na área de tecnologia; saiba mais — Foto: Igor Omilaev /Unsplash

Embora exista a ameaça da IA ​​aos empregos de nível júnior, as grandes empresas de tecnologia ainda buscam profissionais experientes. Segundo o relatório da SignalFire, que monitora movimentações de mais de 600 milhões de funcionários e 80 milhões de empresas no LinkedIn, essas companhias aumentaram em 27% a contratação de profissionais com dois a cinco anos de experiência, enquanto as startups registraram um aumento de 14%.

Além disso, o relatório sobre o futuro dos empregos divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em 2025 aponta que, conforme as vagas de nível básico diminuem, pessoas assumem funções apoiadas por IA e ganham salários mais baixos. Uma pesquisa recente descobriu que 49% dos candidatos da Geração Z nos EUA acreditam que a IA reduziu o valor da formação universitária no mercado de trabalho. Por outro lado, empresas norte-americanas expandem operações na Índia, onde podem encontrar profissionais qualificados que aceitam salários mais baixos.

Sendo assim, embora haja a expectativa de que 170 milhões de novos empregos sejam criados nesta década, as ferramentas de IA ameaçam automatizar funções, especialmente para cargos de nível básico. A empresa de tecnologia Bloomberg afirma que a IA poderia substituir mais de 50% das tarefas desempenhadas por analistas de pesquisa de mercado (53%) e representantes de vendas (67%), por exemplo. Com isso, a IA pode impactar quase 50 milhões de empregos nos Estados Unidos nos próximos anos.

Conforme levantamento da Bloomberg, quanto mais a IA aparece no mundo corporativo, mais difícil fica para os recém-formados ingressarem no mercado de trabalho em cargos de nível básico. Isso pode causar danos a longo prazo, visto que os trabalhos iniciais costumam ser uma oportunidade de desenvolvimento para que os profissionais menos experientes adquiram conhecimentos e consigam construir uma carreira.

Veja Também: 6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar

6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar

6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar

Mais recente Próxima Atração sexual por robôs e IAs tem nome: conheça a digissexualidade
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro