1 mês atrás 5

Sora 2: o que muda no app gerador de vídeo com IA? Veja comparativo

O Sora 2 é o novo aplicativo gerador de vídeo com IA da OpenAI, dona do ChatGPT. Lançado originalmente para iPhone (iOS) e acessível em dispositivos Android por meio da Microsoft e do Bing, o software cria conteúdo hiper-realista, com estética de cinema profissional, a partir de qualquer texto descritivo. No entanto, apesar de todo avanço no Sora 2, especialistas alertam para os riscos com relação à deepfake e questões sobre direitos autorais. Nas próximas linhas, saiba o que esperar da nova versão do app gerador de vídeo com inteligência artificial da OpenAI e veja comparativo com o primeiro modelo.

 o que esperar do app gerador de vídeo com IA? Veja comparativo entre versões do serviço — Foto: Reprodução/Shutterstock Sora 2: o que esperar do app gerador de vídeo com IA? Veja comparativo entre versões do serviço — Foto: Reprodução/Shutterstock

Sora 2: o que esperar do app gerador de vídeo com IA?

No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.

  1. O que é o Sora 2?
  2. O que é possível fazer com o Sora?
  3. Quais os modelos concorrentes do Sora?
  4. Como o Sora interfere na questão de direitos autorais?
  5. Exemplos do que o Sora pode criar
  6. Quais as diferenças do Sora 1 para o Sora 2?

O Sora 2 é a segunda geração do aplicativo de inteligência artificial da OpenAI voltado à criação e compartilhamento de vídeos curtos. Lançado em outubro, o app está disponível apenas para iPhones (iOS) nos Estados Unidos e no Canadá. Além disso, só é possível acessar o serviço por meio de convite ou inscrição em uma lista de espera.

Ainda não há previsão oficial da big tech para o lançamento em outros países, nem suporte para celulares Android. Mesmo assim, é possível experimentá-lo no sistema operacional do Google por meio da integração da Microsoft com o Bing.

Concorrendo diretamente com o TikTok e o Instagram Reels, o Sora 2 permite que os usuários criem vídeos com aparência realista a partir de descrições em texto, além de oferecer ferramentas para edição e remixagem de conteúdo.

 Reprodução/OpenAI Sora 2 é o novo app da OpenAI para gerar vídeos — Foto: Reprodução/OpenAI

2. O que é possível fazer com o Sora?

O Sora permite criar vídeos hiper-realistas em diferentes linguagens a partir de textos descritivos (prompts), nos quais os usuários têm total controle criativo sobre imagem, som e movimento. Com base no prompt, é possível gerar vídeos com estética cinematográfica, anime, papercraft, entre outras. Além disso, todo o conteúdo pode ser formatado conforme as especificações do comando, incluindo resolução, duração do vídeo e sincronização de áudio (sons ambientes e efeitos sonoros, por exemplo).

No entanto, o maior destaque do Sora 2 é o recurso chamado Cameos. Com ele, o usuário pode criar vídeos a partir da própria imagem. Para isso, basta gravar um vídeo curto com áudio para que a inteligência artificial reconheça sua voz e rosto. Para preservar a privacidade dos usuários, a OpenAI afirma que o aplicativo possui configurações de segurança que impedem a geração de conteúdos com o rosto de uma pessoa sem o seu consentimento. Além disso, o usuário pode definir se a imagem adicionada à plataforma será de uso individual, compartilhada com amigos ou acessível a todos os criadores que utilizam o aplicativo.

 Reprodução/OpenAI Sora 2 cria vídeos hiper-realistas com IA — Foto: Reprodução/OpenAI

3. Quais os modelos concorrentes do Sora?

Na geração de vídeos por IA, o Sora concorre diretamente com softwares de outras gigantes da tecnologia. O Veo 3, do Google, e o Vibes, da Meta, estão entre esses concorrentes. Além deles, o Grok — a polêmica IA de Elon Musk — também é capaz de gerar vídeos. O Runway Gen-2, Kling e o Pika Labs são outras alternativas à inteligência artificial da OpenAI.

 Divulgação/Meta Vibes é um feed da Meta AI dedicado a vídeos curtos de IA — Foto: Divulgação/Meta

4. Como o Sora interfere na questão de direitos autorais?

Desde o lançamento do aplicativo, a OpenAI tem recebido críticas por possíveis violações de direitos autorais na criação de vídeos com o Sora 2. Sam Altman, CEO da companhia, publicou no blog da empresa que os detentores de direitos agora têm um controle mais detalhado sobre a criação de conteúdo envolvendo seus personagens.

Segundo o The Wall Street Journal, a OpenAI pode oferecer aos detentores a opção de permitir ou não o uso de seus personagens em vídeos gerados pelo Sora 2. Ou seja, a IA continuará gerando conteúdo protegido por copyright, a menos que o titular dos direitos solicite sua exclusão.

6. Exemplos do que o Sora pode criar

7. Quais as diferenças do Sora 1 para o Sora 2?

Segundo a OpenAI, o Sora 2 representa uma evolução significativa em relação ao Sora 1. Enquanto a primeira versão funcionava como um protótipo experimental, a segunda traz melhorias na qualidade visual, na estabilidade e na integração com o ecossistema da big tech. Essa melhoria pode ser observada nas texturas, na iluminação e nos detalhes realistas que a plataforma insere no conteúdo.

Outro avanço introduzido no novo aplicativo é a maior fluidez e fidelidade temporal entre os frames, o que permite a criação de vídeos mais longos e consistentes. Além disso, a nova tecnologia de estabilização reduz falhas e evita cortes bruscos nas imagens.

Quanto à integração com o ecossistema da OpenAI, os usuários ganham ferramentas para explorar a criatividade. É possível, por exemplo, gerar uma imagem e uma sugestão de roteiro com o ChatGPT e transformar isso em vídeo no Sora 2.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro