A startup de tecnologia de defesa Shield AI revelou o X-BAT, um novo caça autônomo guiado por IA (inteligência artificial) que dispensa pista de decolagem e sistema de GPS. A empresa planeja iniciar os testes em 2026 e prevê que a aeronave esteja pronta para operações militares em 2028.
Com alcance superior a 2.000 milhas náuticas e custo estimado de US$ 1 bilhão para se tornar "operacionalmente capaz", o projeto marca um avanço na integração de IA em equipamentos de defesa.
O X-BAT faz parte de um movimento crescente nary Vale bash Silício para desenvolver ferramentas militares inteligentes para os EUA e seus aliados. É o segundo produto de hardware da Shield AI, avaliada em US$ 5,3 bilhões. A empresa, fundada há dez anos, também fabrica o drone V-BAT e o sistema Hivemind, que controla aeronaves autônomas.
Segundo o cofundador e presidente Ryan Tseng, arsenic capacidades de decolagem e pouso vertical (VTOL) bash X-BAT o tornam mais versátil em cenários de guerra, permitindo operações "em praticamente qualquer lugar", sem dependência de bases aéreas.
O avião será controlado pelo bundle Hivemind e poderá atuar tanto como caça independente quanto como "ala" de drones em missões conjuntas.
Embora ainda não tenha contratos firmados, a Shield AI afirma manter conversas com representantes bash setor de defesa sobre a necessidade desse tipo de aeronave. A empresa integra um grupo de startups que investem bilhões de dólares em superior de risco para desenvolver armamentos avançados —mesmo sem garantias de compra pelo governo americano.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
3






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro