Tecnologia e sustentabilidade têm forte presença nos estandes da 25ª. edição da Construsul – Feira Internacional da Construção, que acontece no Centro de Eventos da Fiergs. Com início na terça-feira (15), indo até esta sexta-feira (18), o evento é uma oportunidade de profissionais e público em geral conhecerem as inovações em ferramentas, materiais e manejos do meio ambiente.
Continue sua leitura, escolha seu plano agora!
Tecnologia e sustentabilidade têm forte presença nos estandes da 25ª. edição da Construsul – Feira Internacional da Construção, que acontece no Centro de Eventos da Fiergs. Com início na terça-feira (15), indo até esta sexta-feira (18), o evento é uma oportunidade de profissionais e público em geral conhecerem as inovações em ferramentas, materiais e manejos do meio ambiente.
A tendência de paredes e telhados verdes tem o foco de atenção da empresa Telhado Vivo Sistemas Ecológicos, de Nova Petrópolis. Para a feira, trouxeram maquetes que podem explicar como o biocliamatismo proporciona casas com interiores com menores temperaturas no verão e mais aquecidas no inverno. “As cidades foram construídas com modelos voltados para carros e prédios, não para pessoas. O paisagismo é uma forma de humanizar as edificações”, observou o sócio proprietário da empresa, Marcelus Oliveira.
No estande da empresa, chama atenção dos visitantes uma maquete de um lago ou piscina natural com tratamento natural. A construção de pedras e vegetais faz o trabalho de filtragem biológica da água. Sem a necessidade de revestimentos tradicionais, o lago recria um ambiente que permite maior conexão com a natureza.
Outro exemplo de cuidado com o meio ambiente está sendo apresentado pela Santiago & Cintra, de Porto Alegre, representante da RSTech, de Ribeirão Preto (SP). A empresa paulista produz drones de última geração, que permitem, através de realidade aumentada, o uso em mineração, topografia, geomapeamento, entre outros. “É possível fazer um mapeamento de uma área para a produção de projeto sem retirar nada de verde, de árvores ou plantações”, destacou o gerente comercial da Santiago & Cintra, Rodrigo Eger. Com representante em todo país a RSTech também apresentou aqui o cão-robô, com capacidade para espaços confinados ou escombros, e o laser scanner, que permite que os serviços de topografia sejam mais precisos e detalhados.
A sustentabilidade e precisão de grandes construções podem passar por fesrrramentas tecnológicas, que vão desde o planejamento até o pós venda. A Mobuss Construção, de Blumenau, desenvolveu uma solução modular que permite a gestão de todas as etapas da obra. A ferramenta possui funcionalidades de controle de produtividade, de identificação funcional, inclusive indicando o uso ou não de EPIs, e controle de acidentes, entre outros.
De acordo com o CEO da empresa, Aloisio Arbegaus, o forte da ferramenta é o módulo de qualidade, que permite mais precisão e agilidade para grandes empresas obterem a certificação para requisitarem programas de financiamento. “A ferramenta é a digitalização do canteiro de obra. Possibilita maior segurança na obra, redução de acidentes, diário de obra com controle direto no escritório da construtora e o controle no pós venda”, destacou.
Os mais de 300 estandes da Construsul pode ser visitados até sexta-feira (18), das 13h às 21h, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre. A tradicional feira do setor projeta movimentar R$ 1 bilhão em negócios e receber cerca de 30 mil visitantes, o que representa um passo importante rumo à superação das dificuldades causadas pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul.
Palestras na Construsul trazem conteúdos profissionalizante
A 25ª. edição da Construsul - Feira Internacional da Construção, traz, além das centenas de estandes com produtos e serviços, eventos paralelos, que oferecem conteúdo profissionalizante ao público. Desta vez, serão mais de 24 horas de programação, com seminários, congressos e palestras técnicas, em sua maioria, gratuitos. Todas as atividades são realizadas através do apoio de entidades representativas do setor, tanto regionais quanto nacionais.
Ricardo Richter, diretor executivo da Sul Eventos Feiras Profissionais, promotora da Construsul, lembra que a feira tem projeção de receber, nos quatro dias, 30 mil visitantes, todos em busca de networking e inovações para o setor. “Receberemos lojistas, engenheiros, arquitetos, representantes de indústrias e empreiteiras, gestores públicos e estudantes, entre muitos outros perfis de profissionais. Portanto, tivemos de estruturar uma programação alinhada às tendências da atualidade”, pontua.
Temáticas como redução da pegada de carbono, mulheres na construção civil, segurança contra incêndio em veículos elétricos, sustentabilidade, inovação e saneamento também serão abordadas. “São oportunidades para os participantes se atualizarem sobre as últimas tendências do segmento, trocar experiências com outros profissionais e encontrar soluções para seus projetos”, complementa Richter.
Nesta quinta-feira, as palestras terão como temas Saneamento para um melhor meio ambiente com foco na nova norma ABNT NBR 17016(13h30); Segurança contra incêndio: veículos elétricos (14h30); e Sustentabilidade e inovação: reduzindo o impacto ambiental e garantindo um futuro sustentável (15h). Também haverá, às 16h30, palestra sobre novas tecnologias e tendências do mercado; às 18h, Como criar projetos, produtos e negócios inovadores; e, às 19h, Mulheres em obras: gerenciando o futuro.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro