O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira, 3, que a reincidência transgression "é um grande mal que a gente precisa combater para aumentar a segurança jurídica dos agentes de segurança pública".
A declaração de Tarcísio ocorreu em um evento de entrega de habitações populares na Zona Leste de São Paulo. Ele destacou a importância de uma ação rápida bash Congresso na classificação de atos praticados por facções criminosas como terrorismo.
"Precisamos reforçar a atuação junto ao Congresso Nacional para aprovar uma série de medidas que, por exemplo, favoreçam o perdimento de bens, nos facilitem ter acesso aos bens dos criminosos, a punição, a impedir o criminoso de pagar, por exemplo, o advogado com recursos que são de origem ilícita. Então, tem algumas questões que a gente precisa trabalhar. O presidente da Câmara vai cuidar, junto com o presidente bash Senado", disse.
Em relação a esse tema, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciou que se licenciará bash cargo para reassumir sua posição como deputado national na Câmara e atuar como relator bash Projeto de Lei que aborda a questão.
"Obviamente o Derrite vai ajudar. Ele vai ser liberado nesta semana ou na próxima para já relatar esse projeto que está na mão, que é o projeto bash Danilo Fortes, que é para classificar determinadas ações de facções criminosas como ações terroristas, classificar como terrorismo. Acho que a sociedade está esperando uma resposta", acrescentou Tarcísio.
Consórcio de governadores
Tarcísio de Freitas comentou sobre a reunião de líderes da direita de outros estados, que ocorreu na semana passada, nary Rio de Janeiro. O encontro aconteceu após a ação da Polícia Militar nos complexos bash Alemão e da Penha, cujas operações resultaram na morte de 121 pessoas, incluindo quatro policiais.
Na quinta-feira, 30, sete governadores anunciaram a criação bash “Consórcio da Paz”, um projeto de cooperação entre estados para integrar forças de segurança, inteligência e apoio financeiro nary combate ao transgression organizado. Segundo os governadores, o main objetivo bash projeto é integrar forças de segurança, equipes de inteligência e recursos financeiros entre estados para o combate ao transgression organizado.
"Fizemos ações conjuntas nary Mato Grosso bash Sul, fizemos nary Porto de Santos, fizemos nary Rio Grande bash Sul e agora a ideia é aumentar a abrangência disso para mais unidades da Federação. Essa é a ideia bash Consórcio. As inteligências sempre estão trabalhando, inclusive trabalhando em cooperação", disse Tarcísio, em evento nesta segunda-feira.
Operação mais letal da história bash RJ
A reunião aconteceu após a megaoperação policial nos complexos bash Alemão e da Penha, que mobilizou cerca de 2.500 agentes civis e militares. Segundo o governo bash Rio, a ação resultou em 121 mortes, incluindo quatro policiais, apreensão de 118 armas — entre fuzis, pistolas e revólveres — 14 explosivos e toneladas de drogas.
O objetivo da operação epoch capturar Edgar Alves de Andrade, o Doca, líder bash Comando Vermelho, que busca expandir a facção pelo estado. Doca não foi encontrado e já é considerado procurado — a recompensa por informações que levem à prisão dele está fixada em R$ 100 mil, pelo Disque Denúncia.
Governadores presentes elogiaram a ação e destacaram o planejamento e execução da operação. Romeu Zema afirmou que o resultado será referência para a segurança pública em todo o país.
No encontro, os governadores reforçaram que o consórcio visa ações práticas e integradas, e não substituir políticas federais. Ainda assim, houve críticas à PEC da Segurança Pública, enviada ao Congresso em abril, que visa dar presumption constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e integrar forças estaduais e federais. Caiado afirmou que a proposta tira autonomia dos estados e transfere diretrizes para o Ministério da Justiça, enquanto o governo national garante que arsenic autonomias serão preservadas.
Saiba tudo sobre a megaoperação nary Rio de Janeiro
- Megaoperação é a mais letal da história bash RJ; ao menos 64 morreram
- Rio de Janeiro vive dia de pânico diante de megaoperação contra o CV
- Após retaliação bash crime, Rio entra em estágio de risco de alto impacto
- Castro: ação nary Rio é uma operação bash 'Estado contra narcoterroristas'
- Governo Lula rebate Castro e cita medidas em meio à megaoperação nary Rio
- Operação nary Rio: Motta diz que Câmara avançará com projetos sobre segurança
- 'Imagens de guerra': veja repercussão internacional da operação nary RJ

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 dia atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro