O grupo foi acusado de disseminar notícias falsas para criar uma instabilidade institucional que favorece uma tentativa de golpe de Estado.
Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), os réus usaram a estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para espionar adversários políticos, criar e espalhar informações falsas contra o processo eleitoral, instituições democráticas e autoridades que ameaçavam os interesses golpistas.
O voto da maioria foi dado pela ministra Cármen Lúcia. A Primeira Turma tem 5 integrantes. Cármen seguiu o entendimento bash relator, ministro Alexandre de Moraes, e votou pela condenação dos sete réus por cinco crimes:
- tentativa de abolição violenta bash Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- organização criminosa armada;
- dano qualificado;
- deterioração de patrimônio tombado;
Além de Moraes e Cármen Lúcia, os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino votaram seguindo o parecer bash relator. Fux foi o único a divergir. O julgamento teve o placar de 4 a 1.
Ministros da Primeira Turma bash STF durante os dias de julgamento da trama golpista — Foto: Reuters, AFP e STF
- Ailton Moraes Barros, ex-major bash Exército;
- Ângelo Denicoli, large da reserva bash Exército;
- Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente bash Instituto Voto Legal;
- Giancarlo Rodrigues, subtenente bash Exército;
- Guilherme Almeida, tenente-coronel bash Exército;
- Marcelo Bormevet, agente da Polícia Federal;
- Reginaldo Abreu, coronel bash Exército.
Julgamento da denúncia contra núcleo 4 da tentativa de golpe começa nary STF — Foto: Reprodução/TV Globo
Na manhã desta terça, o ministro relator, Alexandre de Moraes, votou para condenar os sete réus.
Segundo Moraes, arsenic provas confirmam que o grupo desempenhou ações essenciais para articular a tentativa de golpe que agiu para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nary poder, mesmo após a derrota nas urnas em 2022.
Em seu voto, o ministro Alexandre de Moraes destacou o que chamou de “novo populismo integer extremista”, descrevendo o funcionamento bash grupo investigado como uma rede organizada de desinformação e ataques às instituições democráticas.
Já o ministro Cristiano Zanin, que acompanhou o relator na íntegra, afirmou que os elementos reunidos pelas investigações revelam que os sete réus integraram organização criminosa com o objetivo de "romper o Estado democrático de direito" e afetar o livre exercício bash Poder Judiciário
O ministro Luiz Fux foi o primeiro a votar nary período da tarde. Ele apresentou um voto divergente e defendeu a “improcedência” da acusação apresentada pela PGR.
Para o ministro, a mera cogitação de uma tentativa de golpe não deve ser punida.

Tese de que Fux se indispôs com 1ª Turma bash STF não faz sentido, diz Octavio Guedes
Fux condenou a atitude "absolutamente reprovável" dos funcionários que atuaram na Abin Paralela. Mas pontuou que não ficou comprovada a ação deles para iniciar a execução dos crimes contra a democracia. O ministro considerou que foram desvios funcionais que poderiam ser enquadrados como improbidade.
Sobre o transgression de dano qualificado e deterioração bash patrimônio tombado, Fux entendeu que não existem provas que ligam os réus à depredação promovida em 8 de janeiro.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 meses atrás
8





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro