1 semana atrás 7

Ter um desses 5 eletrodomésticos sem comprar acessórios é CILADA! Confira

Assim como você não pode ter forno sem nenhuma assadeira ou um micro-ondas com ausência de recipientes próprios, existem outros eletrodomésticos que precisam de utensílios específicos para funcionar melhor. Seja o cooktop de indução, que não liga sem panelas magnéticas, ou a air fryer, que precisa de acessórios para evitar danos e acúmulo de gordura. Esses produtos até funcionam sem os complementos, mas a preservação e a usabilidade pode ficar muito melhor com eles.

Pensando em auxiliar os consumidores com essa questão, o TechTudo elaborou um artigo completo sobre quais aparelhos precisam de complementos especiais, além do método de funcionamento e os benefícios de cada um. Os tópicos da matéria abordam os seguintes aparelhos: o fogão de indução, a fritadeira de ar elétrica, panelas elétricas e antiaderentes, o micro-ondas e forno. Confira nas linhas seguir tudo o que precisa saber.

 Reprodução/Maytag Forno duplo junto ao lado de um cooktop de indução. Ambos precisam de utensílios resistentes ao calor — Foto: Reprodução/Maytag

Optar por não comprar acessórios pode ser uma economia errada, afinal você pode acabar prejudicando o tempo de vida útil do seu aparelho. Confira abaixo a lista dos produtos que serão abordados na matéria e, em seguida, leia cada tópico para entender melhor.

  1. Fogão de indução
  2. Air fryer
  3. Panelas elétricas e antiaderentes
  4. Micro-ondas
  5. Forno

O fogão de indução é um modelo de cooktop que utiliza ondas eletromagnéticas para produzir calor. Ele não possui chama e os queimadores são instalados na parte inferior do suporte. Na área de cocção, há marcações circulares na superfície para o consumidor saber quais são as zonas de aquecimento. Assim, quando o aparelho é ligado à tomada e as panelas são colocadas sob a zona de cocção, o calor gerado pelas bobinas é enviado para fundo da panela.

 Reprodução/Freepik Cooktop ao lado do símbolo de indução — Foto: Reprodução/Freepik

A air fryer é um equipamento que possibilita o usuário preparar uma gama de receitas diferentes com os acessórios adequados. Por exemplo, você pode assar um bolo, mas sem despejar a massa diretamente no cesto. Porque, hoje em dia, existem formas específicas compatíveis com o aparelho, como as de silicone e de papel. Na maioria dos casos, assadeiras e refratários que vão ao forno também podem ir à fritadeira, pois são resistentes ao calor.

Silicone, vidro temperado, papel manteiga, forminhas de papel e metal geralmente são materiais apropriados para a fritadeira de ar, mas isso pode variar de acordo com o modelo, por isso vale consultar o manual de instruções do fabricante. É importante que o tamanho do recipiente não ultrapasse a altura ou circunferência do cesto, nem atrapalhe a circulação de ar. Além disso, se o eletrodoméstico possuir revestimento antiaderente, é necessário evitar manusear os alimentos com utensílios como colheres e garfos de metal, para prevenir arranhões.

 Divulgação/Loja Mor As formas de silicone são práticas para evitar sujar dentro da Air Fryer — Foto: Divulgação/Loja Mor

3. Panelas elétricas e antiaderentes

A panela elétrica é um eletrodoméstico que possui o objetivo de preparar receitas cozidas de forma automática ou mantê-las quentes. Ela funciona através de uma resistência elétrica, que é ativada ao ligar a panela na tomada. A tampa de vedação prende o vapor e auxilia no cozimento uniforme. Entre os principais benefícios do aparelho, estão: o baixo risco de queimar a comida, a otimização de tempo e a economia de energia elétrica.

A maioria delas possui revestimento antiaderente, o que significa que são necessários cuidados no manuseio e limpeza, para evitar arranhões e até mesmo a eventual substituição do produto. Por exemplo, os utensílios usados, como espátulas, conchas, colheres, garfos, etc, devem ser de silicone e madeira, ideais para as panelas antiaderentes. Já os de metal causam mais riscos de danos ao equipamento. O mesmo também vale para panelas não elétricas de utilização normal no fogão.

 Britânia/Divulgação Pessoa pegando arroz com uma colher de madeira, um dos materiais adequados para antiaderentes — Foto: Britânia/Divulgação

O micro-ondas funciona através de ondas eletromagnéticas para aquecer as refeições e alimentos, e por isso é importante utilizar os recipientes adequados no equipamento. Uma boa maneira é identificar se há um símbolo de ondas ou desenho do eletrodoméstico, indicando que o pote, prato ou refratário é seguro para ir ao micro-ondas.

Alumínio, metal e plástico fino são materiais proibidos, pois há riscos de faíscas, derretimento, contaminação, explosões, entre outros problemas. Já o silicone, vidro temperado, plástico feito de polipropileno (PP) são adequados, desde que sejam resistentes ao calor. Alguns acompanham uma tampa própria, com pequenas aberturas para colocar sob os pratos que serão aquecidos, para melhorar a distribuição do calor e evitar acúmulo de gordura nas paredes.

 Reprodução/Freepik Mulher colocando xícara no micro-ondas — Foto: Reprodução/Freepik

Elétrico, tradicional, rústico, de convecção ou com air fryer embutida, o forno é um eletrodoméstico com a finalidade de assar ou gratinar alimentos. Os métodos de funcionamento variam de eletricidade, a gás ou à lenha. Uma dúvida comum dos consumidores é a diferença entre o forno de convecção e a air fryer oven e a resposta é o formato da circulação de ar: no forno, o calor vem das partes superiores e inferiores; já na fritadeira de ar, da parte de baixo.

O equipamento oferece uma grande diversidade de receitas com acessórios distintos que geralmente não são compatíveis com outros aparelhos, como papel alumínio, papel manteiga, forminhas de papel e sacos de assar, normalmente utilizados para aves. Basta que os materiais das assadeiras, formas ou refratários sejam resistentes ao calor, por exemplo: silicone, vidro temperado, metal e alumínio; alguns incluem o símbolo de “oven safe” (seguro para o forno, em português). Plástico é proibido, e também recipientes de vidro muito quentes em contato com superfícies frias podem acabar explodindo.

 Divulgação/KitchenAid Forno elétrico de bancada KitchenAid — Foto: Divulgação/KitchenAid

Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro