O WhatsApp agora conta com um recurso nativo para escanear documentos, criar e enviar PDFs. Disponível no aplicativo móvel para Android e iPhone (iOS), a função, que utiliza a câmera do celular para capturar a imagem, permite que usuários digitalizem e enviem arquivos diretamente na conversa — sem precisar sair do app e recorrer a softwares de terceiros. Na matéria a seguir, testamos o novo scanner do WhatsApp para criar e enviar PDFs e comparamos com outros apps que fazem o mesmo serviço. Confira.
Testamos o novo scanner do WhatsApp para criar e enviar PDFs; confira — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Testamos o novo scanner do WhatsApp para criar e enviar PDFs; confira
No índice abaixo, veja os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.
- Como funciona o recurso de digitalização?
- Teste do recurso
- Vale a pena ou é melhor usar outro app? Comparamos
1. Como funciona o recurso de digitalização?
O recurso de digitalização do WhatsApp está disponível dentro do menu de envio de arquivos no chat, acessado pelo ícone de clipe de papel na conversa. Ao tocar em “Documento”, o usuário verá a opção “Escanear Documento”. Ao selecioná-la, a câmera do celular é ativada em um modo específico para escanear documentos.
A partir daí, aplicativo detecta automaticamente as bordas do papel e ajusta o enquadramento. Após a captura, é possível aplicar filtros como preto e branco ou aumentar o contraste para melhorar a legibilidade. Além disso, o documento digitalizado pode ser salvo como PDF e enviado diretamente na conversa. Tudo isso ocorre dentro do próprio WhatsApp, sem necessidade de aplicativos externos.
Um ponto importante é que a Meta, proprietária do WhatsApp, garante que nem ela e nem ninguém — além de você e de quem vai receber o arquivo — consegue ver o conteúdo do documento escaneado. A empresa garante que os arquivos são protegidos pela criptografia de ponta a ponta para manter a segurança e privacidade.
Meta garante que documentos digitalizados são protegidos pela criptografia de ponta a ponta — Foto: Mariana Saguias/TechTudo O uso do recurso é intuitivo. Ao selecionar a opção de digitalização no menu “Documento” do WhatsApp, o usuário pode optar entre dois modos de captura: o automático, que detecta o enquadramento correto e registra a imagem quando o aparelho está estável; ou o manual, que permite tirar a foto no momento desejado. Após a captura, o aplicativo oferece ferramentas simples de edição. É possível aplicar filtros como preto e branco, escala de cinza ou manter o formato original — este recomendado se o documento for colorido e não precisar de ajustes visuais.
Captura pode ser automática ou manual — Foto: Reprodução/Diego Cataldo Também há opções para girar e cortar a imagem. Embora o enquadramento automático seja bom, pode sobrar alguma borda aqui e acolá. Nesse caso, basta ajustar manualmente os limites, e o app realiza o recorte conforme a nova delimitação. Outro recurso interessante disponível é a limpeza de manchas. Se o documento apresentar falhas visuais, é só selecionar a área afetada e utilizar a ferramenta de “borracha” para corrigir.
Recurso possui ferramentas de edição — Foto: Reprodução/Diego Cataldo Depois de concluir a edição, o usuário deve tocar em “Avançar” para visualizar uma prévia do documento. Em seguida, basta seguir o fluxo normal do WhatsApp e clicar no ícone verde para enviar o arquivo ao contato desejado.
3. Vale a pena ou é melhor usar outro app? Comparamos
O recurso de digitalização do mensageiro da Meta tem dois fortes concorrentes no mercado, que são o Adobe Scan e o Google Drive. A seguir, apresentamos um comparativo entre os aplicativos e respondemos a seguinte pergunta: vale a pena usar o scanner do Whatsapp ou é melhor usar outro app?
O Scan é um software dedicado à digitalização, com recursos mais robustos. Ele realiza OCR com precisão, o que permite extrair e editar o texto dos documentos escaneados. Também oferece correção de perspectiva, remoção de sombras e reflexos, além de filtros inteligentes para ajustar a qualidade da imagem. Os arquivos podem ser organizados em pastas, etiquetados e armazenados na nuvem da Adobe, com opções de compartilhamento por link ou e-mail.
Já o Drive, embora não seja um app de escaneamento dedicado, possui uma função de digitalização integrada ao app para celular. Assim como no WhatsApp, ele detecta automaticamente as bordas do documento, aplica ajustes básicos e salva o arquivo diretamente como PDF na nuvem. Também realiza OCR, possibilitando que o conteúdo dos documentos seja pesquisável. A integração com o ecossistema do Google facilita o compartilhamento e a organização dos arquivos.
Ao avaliarmos os três apps, fica evidente que optar entre um e outro depende exclusivamente da demanda do usuário. O recurso do WhatsApp, por exemplo, é útil para quem precisa digitalizar e enviar documentos de forma rápida e direta, sem sair do app. No entanto, se a demanda exige digitalizações com qualidade profissional, organização de arquivos, ou busca por textos em PDFs, o Adobe Scan é o mais recomendado. Já o Drive assume uma posição intermediária entre o um e outro, com digitalização simples e armazenamento automático na nuvem, além da integração com os serviços do Google.
Veja comparativo entre o recurso do WhatsApp, do Google Drive e do Adobe Scan — Foto: Freepik
Como fazer backup no WhatsApp! Tutorial completo no iPhone e Android

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
1

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/Y/I/pa7S26TMK4XiuauimSNQ/geladeiras-brastemp-techtudo-showroom.png)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro