1 semana atrás 7

The Lumisphere Experience: exposição usa IA para dar vida à imaginação; veja

Instalada em frente ao Museu do Amanhã, a exposição "The Lumisphere Experience" chama a atenção e busca trazer ao público uma experiência imersiva sobre sustentabilidade e futuro. Com três domos conectados e cerca de 750 m², a estrutura foi criada pela Visions 2030. As salas contam com grandiosos painéis de led e uma narração que guia o visitante pelo fone de ouvido.

Com a realização da COP30 em Belém, o Brasil foi escolhido como pontapé inicial da turnê mundial da exposição, que fez sua estreia no Rio de Janeiro, no dia 2 de outubro. Para participar, a entrada é gratuita e a estrutura estará instalada até o dia 19 de dezembro. O TechTudo foi convidado para conhecer o espaço. Contamos abaixo o que pode ser visto e o que esperar dessa experiência.

 Joao Paulo, cortesia da Visions2030 e Minds Over Matter The Lumisphere Experience: exposição usa IA para dar vida à imaginação; veja — Foto: Joao Paulo, cortesia da Visions2030 e Minds Over Matter

O que é a The Lumisphere Experience?

 Jay Blakesberg, cortesia Visions2030. The Lumisphere Experience: visitamos a experiência imersiva ao lado do Museu do Amanhã; veja como foi — Foto: Jay Blakesberg, cortesia Visions2030.

A experiência convida o visitante a entrar em três cúpulas, onde uma história é contada e guiada também em três partes, durando um total de mais ou menos 20 minutos. Ao entrar na primeira sala recebemos um fone de ouvido, que será o nosso guia, e somos convidados a sentar ao redor de um globo de LED, que passará projeções sobre a terra enquanto o narrador nos conta uma história sobre o clima.

Após isso, passamos para a segunda sala, que entrega uma experiência incrível por meio de uma projeção no teto da estrutura, que assistimos deitados enquanto o narrador segue contando uma história e nos convidando a imaginar o futuro. Ao fim, chegamos a terceira sala e somos convidados a responder uma pesquisa que, com ajuda de inteligência artificial, nos entrega uma imagem real de como é a nossa imaginação do futuro sustentável.

O que esperar da exposição?

Segundo Carey Lovelace, fundadora da Visions2030, a exposição busca mostrar que é possível, com as ferramentas que temos hoje, construir um futuro sustentável em harmonia com a natureza.

Muitas vezes lidamos com o clima a partir do medo, imaginando o pior. A Lumisphere apresenta possibilidades que nos permitem imaginar um futuro positivo. É uma outra abordagem para a ação climática, que encanta em vez de pregar sermões."

— Carey Lovelace, fundadora da Visions2030

Contudo, o uso da inteligência artificial pode parecer um conflito com o tema, visto que essa tecnologia é centro de um debate sobre o consumo exagerado de água e energia que seus data centers têm. A diretora-executiva da Visons2030, Elizabeth Thompson, comentou sobre o assunto, admitiu a dissonância e apontou as alternativas encontradas por eles para amenizar os impactos.

 Sim, isso é um conflito. Ele cria uma espécie de dissonância de certa forma, que é muito como nós vivemos em geral.  Nós desenvolvemos parcerias para compensar o uso de carbono, para pensar como podemos gerar a IA de uma maneira mais sustentável."

— Elizabeth Thompson, diretora executiva da Visons2030

A exposição, portanto, traz uma boa experiência sensorial por meio da união entre as melhores tecnologias de LED e de áudio, além de verdadeiramente dar vida a imaginação por meio do uso de IA.

Veja também: IA não é terapia! Veja porque você nunca deve desabafar com chatbots

IA não é terapia! Veja porque você nunca deve desabafar com chatbots

IA não é terapia! Veja porque você nunca deve desabafar com chatbots

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro