7 meses atrás 119

'Todo mundo está com medo de sair de casa': deportados detalham a tensão nos EUA

Deportados que chegaram, no voo deste sábado (15), ao Aeroporto de Confins, na Grande BH, relataram o medo de quem vive ilegalmente nos Estados Unidos e falaram sobre tratamento recebido na aeronave fretada pelo governo norte-americano até Fortaleza .

Detido em casa pelos agentes de imigração, Hélio Gomes da Silva morava há três anos na Carolina do Sul. Hélio deixou a esposa e três filhos nos Estados Unidos. O homem trabalhava como ceramista e ainda não sabe o que fará aqui no país.

"Tenso, tenso. Todo mundo está com medo de sair de casa para trabalhar e ser deportado", revelou Hélio.

Deportado, Hélio Gomes da Silva desembarca no Aeroporto de Confins — Foto: Fabiano Villela/TV Globo

Já José Maria Ferreira Costa foi detido enquanto tentava entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Ele ficou preso durante quatro meses e também destacou o clima de terror

"Tá um inferno, estão pegando de tudo quanto é jeito, empurrando para as prisões".

José também falou sobre o tratamento recebido no voo até o Brasil: "Enquanto estava na mão da polícia americana, foi horrível. Preso, acorrentado os pés e as mãos."

José Maria Ferreira Costa revela como foi voo até Fortaleza — Foto: Fabiana Villela/TVGlobo

Dois deportados foram detidos pela Justiça, em Fortaleza. Um deles tinha mandado de prisão em aberto aqui no Brasil, enquanto o outro integra a lista de difusão vermelha da Interpol. Um dos passageiros é natural de Contagem e havia fugido de uma penitenciária do estado. Na ocasião, ele respondia pelo crime de roubo. O outro deportado é natural de Rondonópolis, em Mato Grosso, e foi preso por homicídio e porte ilegal de arma.

Quarto voo desde o início do governo Trump

Os repatriados partiram do Aeroporto Alexandria, no estado norte-americano de Lousiana. Antes de pousar no Brasil, fizeram uma parada na cidade de San Juan, em Porto Rico. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), 127 deportados chegaram a capital cearense por volta das 11h de hoje. A primeira previsão era de aterrissagem às 9h, mas houve um atraso de duas horas.

Esse é o quarto voo com deportados que chega ao Aeroporto de Confins desde o início do governo Trump, em 20 de janeiro. Ao todo, 420 deportados já desembarcaram no país. Em 2025, são 534 repatriados. No começo de janeiro deste ano, 114 passageiros já haviam chegado em um voo enviado pelo governo Biden.

Chega ao Brasil o 4º voo de brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos

Chega ao Brasil o 4º voo de brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro