2 semanas atrás 5

Trump admite que pode fazer ataques terrestres contra cartéis de drogas venezuelanos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (15) que está estudando fazer ataques terrestres contra cartéis de drogas venezuelanos. Ele também confirmou que autorizou a Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) em fazer operações no país sul-americano.

Ao ser questionado por jornalistas na Casa Branca, Trump defendeu as operações militares em andamento em águas do sul do Caribe. Nas últimas semanas, os Estados Unidos bombardearam uma série de barcos que supostamente estavam transportando drogas. Ao todo, 27 pessoas morreram.

"Cada barco que destruímos salvamos 25 mil vidas de americanos", afirmou. "Não quero dizer exatamente, mas certamente estamos olhando para a terra agora porque temos o mar muito bem controlado."

Trump disse ainda que autorizou ações secretas da CIA na Venezuela porque o país tem enviado drogas e criminosos para os Estados Unidos. O governo de Nicolás Maduro nega essas acusações.

Desde o mês passado, segundo a imprensa americana, o governo Trump tem avaliado uma operação militar que pode resultar em ataques à Venezuela. Estruturas ligadas a cartéis de drogas estariam entre os possíveis alvos. Autoridades dizem que o objetivo final seria tirar Maduro do poder.

Mais cedo, o jornal "The New York Times" afirmou que as operações autorizadas para a CIA podem incluir “ações letais” e outras iniciativas da inteligência americana no Caribe. Com isso, os alvos poderiam ser Maduro ou o governo venezuelano.

Ainda não está claro se a CIA já planejou alguma operação na Venezuela ou quando elas poderão ocorrer.

A ação representa mais uma investida norte-americana contra Maduro, acusado pelos EUA de liderar o Cartel de los Soles — grupo classificado recentemente pelo governo Trump como organização terrorista internacional envolvida no tráfico de drogas.

*A reportagem está sendo atualizada.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro