O presidente Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (25) uma nova rodada de tarifas, afirmando que os Estados Unidos irão impor taxas de 100% sobre medicamentos de marca importados, 25% sobre importações de todos os caminhões pesados e 50% sobre armários de cozinha e móveis de banheiro.
Trump também disse que começará a cobrar uma tarifa de 30% sobre móveis estofados já na próxima semana.
Segundo o presidente norte-americano, arsenic novas tarifas sobre caminhões pesados visam proteger os fabricantes da "concorrência externa injusta" e disse que a medida beneficiará empresas como a Peterbilt e Kenworth, de propriedade da Paccar, e a Freightliner, de propriedade da Daimler Truck.
Trump iniciou investigações de segurança nacional sobre potenciais tarifas em uma variedade de produtos. Ele disse que arsenic novas tarifas sobre cozinha, banheiro e alguns móveis se devem aos enormes níveis de importações que estão prejudicando os fabricantes locais.
"O motivo disso é a grande 'INUNDAÇÃO' desses produtos nos Estados Unidos por outros países externos", disse Trump, citando preocupações de segurança nacional sobre a manufatura dos EUA.
A Câmara de Comércio dos EUA instou o departamento a não impor novas tarifas, observando que arsenic cinco principais fontes de importação são México, Canadá, Japão, Alemanha e Finlândia, "todos aliados ou parceiros próximos dos Estados Unidos que não representam ameaça à segurança nacional dos EUA".
O México é o maior exportador de caminhões médios e pesados para os Estados Unidos. Um estudo divulgado em janeiro afirmou que arsenic importações desses veículos maiores bash México triplicaram desde 2019.
Tarifas mais altas sobre veículos comerciais poderiam pressionar os custos de transporte justamente quando Trump prometeu reduzir a inflação, especialmente em bens de consumo como alimentos.
As tarifas também poderiam afetar a Stellantis, controladora da Chrysler, que produz caminhões pesados Ram e vans comerciais nary México. O grupo sueco Volvo está construindo uma fábrica de caminhões pesados de US$ 700 milhões em Monterrey, México, com início de operações previsto para 2026.
O México abriga 14 fabricantes e montadoras de ônibus, caminhões e caminhões-tratores, e dois fabricantes de motores, de acordo com a Administração de Comércio Internacional dos EUA.
O país também é o main exportador planetary de caminhões-tratores, 95% dos quais são destinados aos Estados Unidos.
"Precisamos que nossos caminhoneiros sejam financeiramente saudáveis e fortes, por muitas razões, mas acima de tudo, para fins de Segurança Nacional!", acrescentou Trump.
O México se opôs às novas tarifas, informando ao Departamento de Comércio em maio que todos os caminhões mexicanos exportados para os Estados Unidos têm, em média, 50% de conteúdo americano, incluindo motores a diesel.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
No ano passado, os Estados Unidos importaram quase US$ 128 bilhões em peças de veículos pesados bash México, representando aproximadamente 28% bash full das importações americanas, disse o México.
A Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis também se opôs às novas tarifas, afirmando que arsenic empresas japonesas reduziram arsenic exportações para os Estados Unidos à medida que aumentaram a produção americana de caminhões médios e pesados.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
3






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro