O presidente dos EUA afirmou que a relação do país com a UE é diferente daquele com Canadá e México, pois os europeus estariam "tirando vantagem" dos americanos nas trocas comerciais.
"Não aceitam nossos carros, nem nossos produtos agrícolas, usando as mais variadas justicativas. E nós aceitamos todos os produtos deles. Isso nos deixa com um déficit de US$ 300 bilhões com a União Europeia", disse Trump.
Tarifas a México e Canadá
México e Canadá chegaram a um entendimento com Trump para pausar por um mês as tarifas anunciadas pelo republicano contra o país. Nesta quarta, o presidente americano disse que as tarifas entrarão em vigor em 2 de abril, cerca de um mês depois do prazo anterior.
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse na época ter tido "uma boa conversa" com Trump, e destacou que o país está implementando seu plano de fronteira com os EUA, no valor de US$ 1,3 bilhão, para "interromper o fluxo de fentanil".
"Além disso, o Canadá está assumindo novos compromissos para nomear um "Czar do Fentanil", listar os cartéis como terroristas, garantir vigilância 24 horas na fronteira, lançar uma Força-Tarefa Conjunta Canadá-EUA para combater o crime organizado, o fentanil e a lavagem de dinheiro."
Donald Trump afirmou em sua plataforma Truth Social que o Canadá concordou em garantir que os dois países tenham "uma fronteira norte segura" para "finalmente acabar com a praga mortal de drogas como o fentanil".
O presidente norte-americano voltou a dizer que a substância tem "inundado" os EUA, "matando centenas de milhares de americanos".

Presidente do México conversa com Trump e consegue suspensão de tarifas
Em entrevista a jornalistas, a presidente mexicana disse que os chefes de Estado entenderam que essa seria a melhor forma de continuarem competitivos com a China e outras nações do mundo. Segundo ela, o México passa a ter três mesas de trabalho conjuntas com o governo norte-americano.
"Agora, se abrem duas novas mesas de trabalho, uma para tratarmos sobre o tema de segurança e outra sobre o tema de comércio", acrescentou Sheinbaum. "Teremos um mês para trabalhar e convencer a todos que esse é o melhor caminho".

Canadá, México e China reagem a tarifas impostas pelos Estados Unidos
Segundo Trump, a aplicação de tarifas visa lidar com déficits comerciais e problemas nas fronteiras, como a travessia de migrantes sem documentos e o tráfico de fentanil. Ele também afirmou que irá impor taxas sobre a União Europeia, mas não detalhou a alíquota ou quando isso acontecerá.
Até sexta-feira, Trump não havia adotado medidas concretas de taxação, o que vinha gerando reflexos positivos nos mercados emergentes, incluindo o Brasil.
Nesta segunda-feira, o mercado reagia com cautela e o dólar ganhava força globalmente, temendo que a troca de tarifas fosse o início de uma guerra comercial que poderia aumentar os preços dos produtos e dificultar a redução dos juros pelos bancos centrais.
Medidas como o aumento de tarifas de importação e a política anti-imigração de Trump podem gerar mais inflação nos EUA. Além disso, a renúncia de impostos para favorecer as empresas norte-americanas é vista como um risco para as contas públicas do país.
Esses fatores indicam que o Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, terá mais dificuldade de controlar os preços, mantendo os juros elevados no país no país.
O cenário afeta o Brasil porque juros mais altos nos EUA fazem os títulos públicos norte-americanos renderem mais. Isso atrai investidores, que levam recursos para os EUA, valorizando o dólar frente a outras moedas. Esse conjunto de eventos altera o fluxo de investimentos no mundo todo.
A fuga de capital pode levar o Banco Central (BC) a elevar a taxa Selic no Brasil, impactando negativamente a atividade econômica brasileira. Além disso, o Brasil pode ser afetado por uma desaceleração da economia chinesa caso Trump confirme taxações elevadas contra os asiáticos.
Outro reflexo para o Brasil é a possível sobreoferta de produtos chineses. Com os EUA importando menos do país, itens manufaturados asiáticos (com preços muito mais baixos) tendem a buscar outros mercados.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
12
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/l/g/95vA8tTFCuVwsfijvaCQ/fung-wong.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/F/6/U6S7EQQpi2UleBtvjw4A/afp-jim-watson-mostra-o-presidente-dos-eua-donald-trump-e-em-washington-dc-em-9-de-julho-de-2025-e-o-presidente-venezuelano-nicolas-maduro-d-em-caracas-em-31-de-julho-de-2024..jpg)
/https://s01.video.glbimg.com/x720/14067580.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/B/v/rPHm9ZQ8m3k4Hg8NyPJQ/comboio-do-grupo-wagner-na-cidade-de-voronezh-2.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro