9 meses atrás 30

Trump diz que vai revogar autorização de Biden para acesso à informação confidencial dos EUA

Ex-presidentes recebem relatórios diários de inteligência após deixar o cargo. Biden tomou medida semelhante contra Trump em 2021, após os ataques ao Capitólio.


Trump diz que 'herdou caos econômico' de governo Biden

Trump diz que 'herdou caos econômico' de governo Biden

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (7) que revogará a autorização de Joe Biden que permite aos ex-presidentes receberem informação confidencial mesmo depois de terem deixado o cargo. Biden deixou o cargo no dia 20 de janeiro.

"Não há necessidade de que Joe Biden continue tendo acesso à informação classificada", escreveu Trump em sua plataforma, Truth Social.

"Revogaremos de imediato as autorizações de segurança de Joe Biden e vamos interromper seus relatórios de inteligência diários", afirmou, antes de acrescentar em letras maiúsculas "JOE, VOCÊ ESTÁ DESPEDIDO".

Trump afirma que tomou tal decisão porque o democrata de 82 anos retirou sua autorização quando ganhou as eleições de 2020.

Naquele momento, Biden citou o "comportamento errático" de Trump, tanto antes quanto depois da invasão de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos Estados Unidos por manifestantes que tentavam impedir que o Congresso certificasse a vitória do democrata.

Nesta sexta-feira, Trump disse que "não se pode confiar" em Biden para receber informação de inteligência porque o relatório de um promotor especial sobre documentos classificados encontrados na casa do democrata concluiu que ele tem "memória ruim".

Trump também foi processado por má gestão de documentos classificados, mas o Departamento de Justiça arquivou o caso depois que o republicano venceu as eleições de 2024.

Trump e Biden — Foto: Saul LOEB, Elijah Nouvelage / AFP

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro