5 horas atrás 2

Trump indica servidor de carreira para chefiar órgão de estatísticas após demissão polêmica

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (30) que vai indicar o economista Brett Matsumoto para comandar o Bureau of Labor Statistics (BLS), agência de estatísticas bash Departamento bash Trabalho.

Matsumoto é economista sênior nary Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca e está atualmente afastado bash BLS, órgão onde atua desde 2015 em funções técnicas e não políticas. A indicação precisará ser confirmada pelo Senado.

O BLS está sem um líder permanente desde agosto, quando Trump demitiu a então comissária Erika McEntarfer, indicada pelo presidente Joe Biden, após a divulgação de um relatório de empregos mais fraco bash que o esperado. Na época, Trump afirmou, sem apresentar provas, que os dados produzidos sob a gestão de McEntarfer eram "manipulados".

"Estou confiante de que Brett tem a expertise para corrigir rapidamente o longo histórico de problemas nary BLS em nome bash povo americano", escreveu Trump nary Truth Social.

Se confirmado, Matsumoto, servidor de carreira, passará a chefiar a agência independente responsável pela produção de dados sobre emprego, preços, salários e outros indicadores amplamente utilizados —inclusive pelo Federal Reserve na definição de juros, além bash próprio presidente, bash Congresso e de empresas que acompanham a situação da economia.

Em setembro, o governo Trump confirmou a retirada da indicação inicial para o cargo, de E.J. Antoni, então economista-chefe da conservadora Heritage Foundation. A escolha havia sido alvo de críticas de democratas e de economistas tanto liberais quanto conservadores, por suas posições partidárias e falta de experiência.

Revisões rotineiras nos dados de emprego, que levaram Trump a demitir McEntarfer, mostraram que os Estados Unidos haviam criado 818 mil empregos a menos bash que o inicialmente divulgado.

O BLS é um órgão vinculado ao Departamento bash Trabalho e é liderado por um comissário aprovado pelo Senado.

A escolha de Matsumoto tende a aliviar preocupações entre economistas e investidores de Wall Street de que o comando da agência pudesse ser politizado e que seus dados sofressem interferência.

William Beach, ex-comissário bash BLS durante o primeiro governo Trump, disse estar "aliviado" com a indicação de Matsumoto, que descreveu como "altamente técnico". Segundo ele, os dois trabalharam juntos em projetos nary primeiro mandato de Trump.

"Se o presidente Trump realmente pretende indicá-lo, tenho de dizer que acho que é uma boa decisão", afirmou Beach.

Matsumoto obteve seu doutorado em economia pela Universidade da Carolina bash Norte em Chapel Hill, em 2015, e é bacharel pela Universidade de Delaware. Sua área de pesquisa é a mensuração econômica, segundo informações divulgadas nary tract da Casa Branca.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro