Mas não é só no programa econômico protecionista que Trump demonstra a derrocada do ideário da direita moderada liberal. A crise também se manifesta na cruzada do presidente norte-americano contra a cultura woke, acusada por sua base de dividir a população e privilegiar minorias progressistas em detrimento de uma suposta maioria conservadora.
Prova disso é que as políticas ESG, criadas por grandes corporações para preservar o meio ambiente e defender os direitos humanos, estão na berlinda. Para uma parcela conservadora cada vez mais expressiva dentro e fora dos Estados Unidos, o ESG não passa de uma perversão woke.
Não à toa, Trump já pisou no acelerador da exploração de petróleo e instigou Big Techs a um libera geral nas redes sociais, abrindo portas para ofensas contra populações estigmatizadas, em nome de uma suposta "liberdade de expressão".
Só o tempo dirá se as promessas do presidente norte-americano vão se traduzir em medidas concretas ou se ficarão no campo das bravatas. Mas uma coisa é certa: o mundo tal qual o conhecíamos — ancorado nos princípios do multilateralismo, do livre mercado e do ESG — definitivamente não é mais o mesmo.
Opinião
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
9





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro