5 dias atrás 1

Trump pede corte significativo dos juros com inflação estável nos EUA

Presidente dos EUA, Donald Trump, conversa com representantes de petroleiras do país sobre exploração de petróleo na Venezuela
Presidente dos EUA, Donald Trump, conversa com representantes de petroleiras do país sobre exploração de petróleo na Venezuela Imagem: Saul Loeb - 9.jan.2026/AFP

A inflação nos Estados Unidos se manteve estável em dezembro, segundo dados publicados hoje, o que levou o presidente Donald Trump a reforçar seu pedido de cortes significativos dos juros pelo Fed (Federal Reserve, o banco central americano). Conforme esperavam os analistas, a inflação em 12 meses se manteve estável em dezembro em 2,7%, mesmo percentual de novembro, após um ano em que as tarifas aduaneiras de Trump ameaçaram a estabilidade dos preços. Enquanto isso, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) aumentou 0,3% na medição mês a mês.

O que aconteceu

Trump pede corte significativo dos juros com inflação estável nos EUA. Em reação aos dados oficiais, o presidente Trump destacou os "baixos" níveis da inflação nos Estados Unidos, e voltou a criticar o presidente do Fed, Jerome Powell, com quem mantém uma queda de braço desde que voltou ao poder, em 20 de janeiro passado. "Excelentes (BAIXOS!) números de inflação para os EUA. Isso significa que Jerome 'Atrasado Demais' Powell deveria baixar as taxas de juros, SIGNIFICATIVAMENTE!", escreveu o presidente americano em uma postagem em sua plataforma, Truth Social.

Embora os preços não tenham disparado nos últimos meses de 2025, a inflação foi aumentando ao longo do ano à medida que Trump impunha as tarifas. No entanto, nos últimos meses, o governo ampliou uma lista de isenções que abrangem produtos essenciais, entre eles agrícolas, devido à crescente preocupação das famílias com o custo de vida. Assim, os 2,7% em dezembro de 2025 se equiparam ao dado de 2,9% em dezembro de 2024. Mas os preços dos alimentos subiram acima da média: 3,1% em 12 meses. O governo destacou uma queda nos preços da gasolina de 3,4%. O Fed trabalha com uma meta de inflação de 2% ao ano, que está longe da cifra atual.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro