1 mês atrás 9

Trump posta vídeo de mulheres correndo com armas e zomba de treinamento militar de civis na Venezuela: 'Ameaça séria'

Imagens começaram a circular nas redes sociais no sábado (20), quando o governo venezuelano fez uma ação para treinar civis em Caracas.


Trump posta vídeo para zombar de treinamento na Venezuela

Trump posta vídeo para zombar de treinamento na Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta segunda-feira (22) um vídeo em tom de deboche sobre o treinamento militar de civis na Venezuela. As imagens mostram mulheres correndo com armas em uma quadra poliesportiva. Veja acima.

Atualmente, EUA e Venezuela vivem uma escalada de tensões, com navios norte-americanos posicionados no Caribe e interceptando embarcações que supostamente deixaram o território venezuelano com drogas.

Em uma rede social, Trump publicou um vídeo que seria de um dos treinamentos executados pela Milícia Nacional Bolivariana da Venezuela.

“ULTRASSECRETO: Pegamos a Milícia Venezuelana em treinamento. Uma ameaça muito séria!”, escreveu em tom de deboche.

Imagem divulgada por Trump mostra o que seria treinamento na Venezuela — Foto: Reprodução/Redes sociais

O vídeo começou a circular nas redes sociais no sábado. A autoria das imagens é desconhecida. O g1 questionou a Milícia Nacional Bolivariana da Venezuela sobre a gravação e aguarda retorno.

Imagens divulgadas pela agência Reuters também no sábado mostram cenas semelhantes, com civis participando de treinamento com armas militares nas ruas de Caracas. A ação foi inspecionada pelo ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello.

Civis seguram armas durante treinamento militar em Caracas, em 20 de setembro de 2025 — Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria

Nas últimas semanas, os EUA enviaram uma série de navios de guerra e militares para o sul do Caribe. Especialistas ouvidos pelo g1 afirmam que o aparato é incompatível com uma operação militar para combater o tráfico de drogas.

Veja a seguir o que se sabe sobre a operação dos EUA:

  • Pelo menos sete navios dos EUA foram enviados para o sul do Caribe, incluindo um esquadrão anfíbio, além de 4.500 militares e um submarino nuclear. Aviões espiões P-8 também sobrevoaram a região, em águas internacionais.
  • A operação se apoia no argumento de que Maduro é líder do suposto Cartel de los Soles, classificado pelos EUA como organização terrorista.
  • Os EUA consideram o presidente venezuelano um fugitivo da Justiça e oferecem recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à prisão dele.
  • Em agosto, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, se recusou a comentar objetivos militares, mas disse que o governo Trump vai usar "toda a força" contra Maduro.
  • O site Axios revelou que Trump pediu um "menu de opções" sobre a Venezuela. Autoridades ouvidas pela imprensa americana não descartam uma invasão no futuro.
  • Trump vem se recusando a comentar se irá ordenar um ataque direto ao território venezuelano. Por outro lado, o presidente já autorizou que militares atirem contra caças da Venezuela que oferecerem risco à operação americana.
  • Enquanto isso, Caracas vem mobilizando militares e milicianos para se defender de um possível ataque.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro