5 meses atrás 14

'Trump sempre amarela': entenda a origem e o que significa 'TACO', expressão que está bombando nos EUA e gerou vários memes

Um "TACO" está tirando do sério o presidente dos EUA, Donald Trump — e não estamos falando da iguaria mexicana. Trata-se de uma sigla com as iniciais de "Trump Always Chickens Out", ou "Trump Sempre Amarela", em tradução livre para o português.

Ela é muito empregada por analistas do mercado ao comentar o vaivém do "tarifaço" promovido por Trump. Mais especificamente, ao fato de Trump anunciar duras tarifas para produtos de países estrangeiros, para dias depois suavizar (ou "amarelar", para os críticos) a decisão original.

Segundo a imprensa americana, a sigla "TACO" foi usada pela primeira vez por um colunista do jornal "Financial Times". Na segunda-feira (26), um artigo publicado pelo banco de investimentos Saxo mencionou o termo ao comentar o adiamento da aplicação de tarifas de 50% à União Europeia, anunciadas por Trump.

"Chicken" significa galinha em inglês. O animal é associado ao medo ou nervosismo, e a expressão "chicken out" é equivalente a "amarelar" ou "pipocar" em português: seria desistir ou recuar de algo por falta de coragem ou de firmeza.

Na quarta-feira, durante a entrevista na Casa Branca, a jornalista afirmou que analistas de Wall Street estavam usando o termo com frequência para se referir às idas e vindas nas tarifas.

"Eu 'amarelo'? Nunca ouvi isso", respondeu o presidente. "Isso é porque eu reduzi [as tarifas da China] de 145% para 100% e depois para outro número?", continuou.

Na sequência, Trump citou a ameaça de tarifas à União Europeia e disse que era o bloco quem estava pedindo mais tempo para negociar.

"Você chama isso de amarelar? Isso é negociação", rebateu. "Nunca diga o que você acabou de dizer, porque essa é uma pergunta maldosa", finalizou.

Mais tarde, ao falar sobre investimentos nos Estados Unidos, Trump voltou a negar que estivesse recuando. "E eles vão falar que eu estou amarelando. Isso é inacreditável. Geralmente, eu ouço o contrário, dizem que estou sendo muito duro."

Ao mesmo tempo, uma série de memes começaram a surgir na internet e viraram trend. Veja alguns:

Donald Trump se irritou ao ouvir questão sobre expressão 'Trump Sempre Arrega', em 28 de maio de 2025 — Foto: REUTERS/Leah Millis

Uma semana depois, ele recuou, afirmando que vários países haviam procurado os Estados Unidos para negociar. No entanto, o governo americano não divulgou a lista de nações envolvidas nas tratativas.

A única exceção foi para a China, que respondeu com retaliações e deu início a uma escalada de tarifas sobre produtos importados dos EUA. Um acordo foi fechado em 12 de maio e reduziu as taxas por 90 dias.

Na época, segundo o jornal The New York Times, analistas europeus reagiram com cautela e afirmaram que a ameaça "não duraria". De fato, na segunda-feira (25), Trump declarou que adiaria a medida para julho, alegando estar atendendo um pedido da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro