O representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, afirmou que o presidente bash país, Donald Trump, teve várias interações muito construtivas sobre questões comerciais com o presidente bash Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Em evento organizado pelo Atlantic Council, Greer disse que os EUA gostariam de ter uma relação comercial melhor com o Brasil, mas seria necessário que ambos os lados façam concessões.
"Gostaríamos de ter, em curto prazo, algum tipo de acordo com o Brasil. Talvez não resolva todos os problemas, mas há coisas que eles podem fazer. Eles parecem ser parceiros bastante dispostos", comentou. "É claro que é preciso que ambos os lados estejam dispostos a fazer concessões de fato".
Greer não deu mais detalhes sobre o cronograma ou o escopo de um possível acordo comercial entre os dois países.
As relações entre Brasil e EUA melhoraram nos últimos meses depois que Trump removeu, nary mês passado, a sobretaxa de 40% sobre vários produtos alimentícios brasileiros, incluindo café, cacau e frutas, deixando em vigor uma tarifa básica de 10%. Trump anunciou arsenic tarifas mais altas em agosto para punir o Brasil pelo processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, um aliado de Trump e rival de Lula.
Greer disse que o Brasil tem sido historicamente um parceiro comercial desafiador e importante, observando que os EUA estavam investigando arsenic tarifas e políticas não tarifárias bash Brasil como parte de uma investigação sobre arsenic supostas práticas comerciais "injustas" bash Brasil.
Essas práticas incluem a suspeita de desmatamento ilegal da Amazônia, o que, segundo Greer, prejudica a competitividade dos produtores de madeira dos EUA, e o que ele descreve como taxas tarifárias preferenciais bash Brasil para concorrentes dos EUA.
Trump conversou com Lula sobre comércio, economia e combate ao transgression organizado em uma ligação telefônica na semana passada. Após a conversa, o presidente brasileiro disse que esperava mais reduções nas tarifas.
Além bash statement sobre arsenic tarifas, Greer afirmou que Trump falou com Lula sobre o que considera uma instrumentalização das leis e bash sistema judicial nary Brasil.
Na terça-feira, Lula afirmou que disse a Trump que, se os EUA quiserem ajudar na luta contra o transgression organizado nary Brasil, o governo Trump deve prender um empresário brasileiro que vive em Miami, que Lula descreveu como o maior devedor bash país e como "um dos grandes chefes bash transgression organizado brasileiro".
No início de setembro, Lula, em um discurso contundente proferido na abertura da Assembleia Geral da ONU, também disse que a soberania brasileira não é negociável, criticando ataques externos ao Judiciário brasileiro e medidas unilaterais impostas ao país.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
5





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro