11 meses atrás 24

Ucrânia perderá guerra se EUA cortarem financiamento militar, diz Zelensky

Forças ucranianas usaram pela primeira vez nesta terça-feira (19) mísseis americanos de longo alcance. Trump é crítico dos bilhões de dólares gastos pelo governo dos EUA com a guerra.


Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky — Foto: Reprodução/TV Globo

A Ucrânia "perderá" a guerra contra a Rússia se os Estados Unidos cortarem o seu financiamento militar, garantiu o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, à emissora americana Fox News nesta terça-feira (19), segundo a Agência France-Presse (AFP).

"Se cortarem, perderemos... acredito que perderemos", disse Zelensky em entrevista. "Vamos lutar. Temos nossa produção, mas não é suficiente para vencermos", acrescentou.

O chanceler Sergei Lavrov prometeu uma resposta em conformidade por parte da Rússia, ao estimar que os Estados Unidos têm envolvimento nesses ataques que abrem uma "nova fase" da guerra.

O Ministério da Defesa russo afirmou que Kiev lançou seis mísseis ATACMS em direção a Bryansk, região no sudoeste da Rússia e perto da fronteira com a Ucrânia, durante a madrugada.

Ainda segundo o ministério, cinco mísseis foram interceptados e o sexto, parcialmente destruído. Apenas alguns destroços de um dos artefatos caíram perto de uma área do Exército, causando um incêndio sem danos estruturais. Também não houve vítimas, completou a pasta.

Fontes do governo dos Estados Unidos e do Exército ucraniano confirmaram o ataque com os mísseis ATACMS à agência de notícias Reuters. É praxe de Kiev não se pronunciar em acusações de ataques em território russo.

Também nesta terça-feira, a guerra da Ucrânia completou 1.000 dias sem nenhuma perspectiva de fim — não há negociações de paz em andamento, e a situação no front de guerra está estancada. Atualmente, militares russos controlam cerca de 20% do território ucraniano, mas não conseguem avançar.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, lançou recentemente um plano para expulsar de vez as tropas russas, mas não deixou claro como vai implementá-lo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro