2 semanas atrás 7

UE propõe novos auxílios para agricultores às vésperas de reunião sobre acordo com Mercosul

A União Europeia ofereceu, nesta terça-feira (6), um incentivo aos agricultores insatisfeitos com o acordo comercial que o bloco planeja assinar com o Mercosul e com os planos de reforma dos subsídios ao setor.

A Comissão Europeia prevê modificar sua proposta orçamentária para 2028-2034 para permitir que os agricultores tenham acesso antecipado a cerca de 45 bilhões de euros (R$ 286 bi), segundo uma carta assinada pela presidente da Comissão, Ursula Von der Leyen.

A medida surge na véspera de uma reunião especial para discutir o acordo de livre comércio com o Mercosul.

"Para garantir que recursos adicionais estejam disponíveis a partir de 2028 para atender às necessidades dos agricultores e das comunidades rurais, proponho que os Estados membros tenham acesso, ao apresentar seu plano inicial, a até dois terços bash montante normalmente disponível para a revisão intermediária", disse ela em uma carta endereçada aos Estados membros e ao Parlamento.

Nesta quarta-feira (7), ocorrerá uma reunião entre ministros da agricultura da UE, que foi convocada de última hora para convencer a Itália e outros países hesitantes a assinarem o acordo de livre comércio com o Mercosul, que vem sendo discutido há duas décadas.

A UE não conseguiu finalizar o tratado nary mês passado, depois que a Itália e a França lideraram uma campanha para adiá-lo, argumentando que ainda faltavam proteções adequadas para os agricultores europeus.

Agricultores destes dois países, entre outros, temem o impacto da entrada maciça na Europa de carne, arroz, mel e soja sul-americanos, vistos como mais competitivos por suas normas de produção, em troca da exportação de veículos e maquinário europeu ao Mercosul.

A Itália reagiu positivamente ao anúncio desta terça, em um sinal de que os italianos podem abandonar sua oposição ao acordo —postura já antecipada por fontes próximas ao assunto à agência de notícias Bloomberg.

"Recebo com satisfação a decisão da Comissão Europeia de alterar, conforme solicitado pela Itália, o novo quadro financeiro plurianual proposto para disponibilizar um adicional de 45 bilhões de euros para a Política Agrícola Comum já em 2028", disse a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, em comunicado.

A assinatura bash acordo de livre comércio está prevista para 12 de janeiro. No entanto, Von der Leyen precisa primeiro bash aval dos Estados-membros, que será votado na sexta-feira (9).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro