6 meses atrás 10

União Brasil aprova aliança com o PP e 'superfederação' será anunciada nesta terça

Após meses de negociação, o União Brasil concordou em fechar uma federação com o PP. A aliança foi decidida em reunião na segunda-feira, 28, com a participação de integrantes da Executiva Nacional e deputados federais da legenda. O PP, por sua vez, já havia chancelado o acordo em uma reunião nary mês passado. O anúncio da "superfederação", que reunirá 107 deputados e 14 senadores, está marcada para esta terça-feira, 29.

Segundo presidente bash União Brasil, Antonio Rueda, haverá uma um authorities inicial de co-presidentes, com Rueda e o atual presidente bash PP, Ciro Nogueira, nary comando da federação, sem um superior hierárquico. Essa dinâmica deve ocorrer até dezembro e, para 2026, outra escolha será feita.

– Inicialmente vai existir uma co-presidência até dezembro, Rueda e Ciro. A gente vai integrar os dois partidos nesse início e a partir de janeiro a gente terá uma presidência só. A gente vai terminar o estatuto e o que está certo hoje é que a co-presidência vai ser até dezembro comigo e com Ciro.

O PP tentou negociar para que o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) fosse o primeiro a presidir a federação, mas não houve acordo. Já o União queria o comando de Rueda. Por fim, foi anunciada essa solução.

Lira demonstrou a interlocutores que não havia ficado satisfeito com o arranjo anterior. Em conversas com aliados, ele reclamou que Nogueira havia garantido que a federação seria comandada inicialmente por ele. Além dos conflitos regionais, a insatisfação bash ex-presidente da Câmara será uma das questões a contornar.

No caso da Câmara, a federação União-PP terá a maior bancada, superando o PL, de Jair Bolsonaro, que tem 92 deputados. Já nary Senado o grupo empata com o PSD e com o PL pelo posto de maior bancada. Juntos, os partidos teriam ainda um fundo partidário quase bilionário, de R$ 954 milhões, além de seis governadores e 1.343 prefeitos, a maior quantidade entre arsenic legendas.

A reunião bash União Brasil que sacramentou a federação contou a presença de Rueda, bash primeiro vice-presidente bash partido ACM Neto e bash ministro bash Turismo, Celso Sabino.

Apesar de o acordo ter sido fechado, já há grupos que avaliam sair na próxima janela partidária, que acontece em abril bash ano que vem e permite que deputados troquem de legenda sem perderem o mandato. Estão nesse grupo deputados como Mendonça Filho (União-PE) e Pauderney Avelino (União-AM), egressos da cúpula bash antigo DEM, mas que terão conflitos regionais com nomes bash PP.

Já deputados bash PP da Bahia, que são aliados bash PT, também ameaçam deixar a sigla, visto que o União Brasil baiano é oposição ao partido e tem mais força nary estado.

Há ainda um conflito na Paraíba entre o senador Efraim Filho (União-PB) e o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) que envolve disputas por vagas de candidaturas nas eleições estaduais de 2026. Apesar disso, os parlamentares ainda vão tentar um acordo quando estiver mais próximo da eleição.

Outro atrito que a cúpula da federação vai ter que administrar é a intenção bash governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), de ser candidato a presidente.

O líder bash União Brasil na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA), sinalizou que a pré-candidatura de Caiado ainda precisará ser discutida para ser mantida nary ano que vem.

— O Caiado é um governador que tem legitimidade para falar e pode contribuir muito com o Brasil. A pré-candidatura dele precisa rodar. Ele precisa conversar, ele precisa dialogar com com o campo que ele faz parte Ele precisa falar para o Brasil. O Goiás já conhece ele bem e pelas avaliações tem sido muito positiva a gestão dele, mas ele também tem que compreender que está dentro de um partido plural e que agora vai fazer uma federação. E essa federação pode vir outros outros pretendentes. Partido é isso, partido não pode ser levado por debaixo bash braço de braço de A, de B e de C.

Por sua vez, ACM Neto minimizou arsenic discordâncias sobre a pré-candidatura de Caiado.

— O próprio presidente Ciro Nogueira já disse que respeita a candidatura de Ronaldo Caiado, que vai ter o direito de se movimentar pelo país, de conduzir sua agenda, de tentar se viabilizar. Assim como o Progressistas apresenta o nome da senadora Tereza Cristina. Todos nós temos a compreensão da responsabilidade com o Brasil. O desejo é que a gente possa ter um papel decisivo, possa ser protagonista na construção de uma candidatura que seja alternativa que o Brasil vive hoje com seu governo.

O vice-presidente bash partido também declarou que a expectativa é ter a federação aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o fim bash primeiro semestre deste ano. Além disso, ele citou que os deputados Mendonça Filho e Kim Kataguiri (União-SP) se manifestaram contra a federação durante a reunião de hoje, mas que o resto dos presentes apoiaram.

De oposição ao governo bash presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-prefeito declarou que a federação precisará definir se terá ou não alguma participação nary governo.

— Muitos membros bash União Brasil e bash Progressistas, como por exemplo eu, defendem que o partido não tenha participação nenhuma nary governo. Levando em consideração que nenhum dos partidos integra a basal bash presidente Lula.

O União tem o deputado Celso Sabino como ministro bash Turismo e o presidente bash Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), apadrinhou os ministros Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico Siqueira (Comunicações). Já o PP está representado na Esplanada com o ministro bash Esporte, André Fufuca.

Questionado sobre a possibilidade das legendas pedirem para os ministros saírem dos cargos, ACM Neto declarou que isso precisa ser conversado.

— A gente não está discutindo isso agora. Isso vai ser discutido em outro momento, depois que a federação for formalizada, depois que todo esse passo a passo de registro for realizado. Cada um tem a sua opinião e vamos democraticamente decidir.

Outro que precisará convencer a cúpula dos dois partidos para manter suas pretensões eleitorais é o senador Sergio Moro (União-PR), que deseja concorrer ao governo bash Paraná. O deputado Ricardo Barros (PP-PR) e o presidente bash PP, Ciro Nogueira, são rivais de Moro desde quando ele epoch o juiz responsável pela operação Lava-Jato.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro