O União Brasil quer filiar o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Francisco Melo Filho, o Chicão, atualmente no MDB.
O objetivo é que ele seja o principal nome do partido no estado, em substituição ao ministro do Turismo, Celso Sabino, que enfrenta processo de expulsão por desobedecer determinação de deixar o governo Lula.
As conversas se dão com conhecimento do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e têm o objetivo de manter o União alinhado a ele.
Helder e Chicão devem formar chapa para as duas vagas ao Senado em 2026. A candidata a governadora deve ser a atual vice, Hana Ghassan (MDB).
Uma vantagem da mudança de partido do presidente da Assembleia seria neutralizar as críticas de que o MDB ficaria com todos os cargos principais na eleição do ano que vem no estado.
Sabino, por sua vez, também é pré-candidato ao Senado e conta com a visibilidade no cargo e seu papel na organização da COP30 para a campanha.
Ele deve procurar um novo partido. Apesar disso, promete se manter como aliado de Helder, inclusive na campanha eleitoral.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro