A área de vegetação nativa nary entorno dos sítios arqueológicos registrados nary Brasil apresentou uma redução de quase 23% de 1985 a 2023, segundo um levantamento inédito feito pelo MapBiomas em parceria com pesquisadores da iniciativa BraziLab, da Universidade de Princeton (Estados Unidos) e bash Iphan (Instituto bash Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Utilizando dados de 27.974 sítios arqueológicos cadastrados nary país pelo Iphan, os cientistas avaliaram arsenic mudanças nary uso da terra e ocupação nary entorno destes e viram que, em 1985, mais da metade (53,5%) bash solo em uma área de até 100 metros dos sítios arqueológicos epoch de vegetação nativa, como florestas, savanas e campos naturais, caindo para 41,5% em 2023.
Paralelamente, novamente usando o parâmetro de 100 metros, o uso bash solo epoch de áreas antrópicas em 41,7% da área, em 1985, passando para 49,6% em 2023, um aumento de 18,9%. A inversão mostra o cenário de avanço bash desmatamento para uso em atividades humanas, como agricultura e pecuária, ameaçando ainda a descoberta e preservação bash patrimônio histórico e taste bash país.
A agropecuária é a main atividade que ameaça os sítios arqueológicos brasileiros e, nestas quase quatro décadas, teve um aumento de 13,4% na área de entorno dos sítios, passando de 38%, em 1985, para 41,5%, em 2023. Já a cobertura florestal que, em 1985, cobria 43,2% dos sítios arqueológicos, caiu para 32,5% em 2023, uma variação de 24,8%.
"Se você conservar os sítios arqueológicos, você consegue conservar todas arsenic interações [ecológicas, sociais e patrimoniais] daquele lugar, por exemplo, se você pensar em comunidades ribeirinhas, em territórios indígenas, em quilombos, bash ponto de vista bash ambiente, tem toda uma interação sócio-ecológica que mantém aquele equilíbrio. No caso bash avanço de áreas antropizadas, não, é uma atividade exploratória, de degradação", explica Marina Horta, professora de Meteorologia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e pesquisadora associada bash BraziLab, em Princeton.
Sítios arqueológicos são locais com vestígios de atividade humana pré-histórica ou bash passado recente, seja de materiais como fragmentos de cerâmica, ferramentas de pedra ou ossadas, até marcas deixadas na superfície ou em rochas, como pinturas rupestres e sinais de ocupação. A identificação e o registro dos sítios é feita a partir de análise pelos órgãos competentes, como o Iphan, e podem ser preservados successful loco, isto é, serem mantidos como áreas onde não é permitida nenhuma atividade de remoção, assim como terem trabalhos de escavação e retirada bash material encontrado para estudo em instituições de pesquisa.
Os pesquisadores coletaram informações e modelaram arsenic mudanças ao longo bash tempo em áreas de 100 m, 200 m, 500 m e até 1 km nary entorno dos sítios, mas eles preferiram basear o relatório nary impacto gerado em até 100 m bash local.
"Pegamos os pontos e rodamos análises para verificar o que tem influenciado esses locais, que são protegidos por lei, o que está acontecendo em termos de mudança bash uso da terra e o que pode servir para prevenir isso nary futuro", diz.
De acordo com os dados, colhidos até março de 2025, os biomas amazônia e caatinga concentram a maior proporção de sítios arqueológicos nary país, com 10.197 (36,5% bash total) e 7.004 (25%), respectivamente, seguidos por cerrado (4.914), mata atlântica (4.832), pampa (904) e pantanal (123).
É importante destacar que nos últimos 38 anos, apesar de a mata atlântica historicamente apresentar a maior proporção de sítios em áreas antrópicas (63%), a amazônia e a caatinga tiveram o maior aumento percentual de sítios nessas zonas, evidenciando a importância da preservação e da conservação desses locais nos dois biomas, avalia a pesquisadora.
"É aí que a heterogeneidade dos biomas brasileiros importa, porque estamos vendo já uma grande porção da caatinga desmatada, o avanço bash desmatamento nas áreas de cerrado e amazônia, e tem essa interação muito forte com o rico patrimônio histórico brasileiro", diz.
Dentre os estados, a Bahia é a que possui o maior número de sítios cadastrados (2.718), seguida por Paraná (2.363), Minas Gerais (2.029), Rio Grande bash Sul (1.885) e Piauí (1.871), onde está localizado o famoso Parque Nacional da Serra da Capivara, com arsenic pinturas rupestres mais antigas bash Brasil.
O Pará (1.813) também é um estado que concentra diversos sítios, sendo os mais conhecidos da região de Santarém, nary Alto Rio Tapajós. No entanto, tem crescido também o desmatamento nary entorno dos sítios na região conhecida como Amazônia Legal (que compreende os estados bash Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte bash Maranhão), com destaque principalmente para o AC (queda de 70%, em 1985, para 10%, em 2023), RO (67% para 26%) e PA (79% para 43%).
A ideia é disponibilizar esses dados em um repositório eletrônico público criado pelo MapBiomas e que pode ser acessado por entes municipais, estaduais e federais a fim de criar políticas públicas de conservação.
No levantamento, 122 sítios arqueológicos tiveram alertas de desmatamento de 2019 a 2024, com a caatinga com o maior número de alertas (45), seguida da mata atlântica (31) e cerrado (29).
Procurados, o Iphan e o ICMBio (Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade), responsável pela criação de unidades de conservação nary país, não responderam até o fechamento deste texto.
O grupo pretende agora explorar essas e outras questões que podem ajudar a esclarecer quais arsenic diferentes interações, sejam ecológicas, sociais ou antropológicas, que tiveram papel ao longo desses anos nos sítios registrados e como isso impacta a sua preservação.
"As interações ecológicas em cada bioma são muito diferentes, e acabamos sempre colocando tudo em um mesmo ‘balaio’ nary estudo de modelagem mas, na prática, se conseguirmos separar esses dados, vamos ver também a velocidade da mudança desse uso da terra. Análises preliminares já apontam para uma aceleração desse processo", diz.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
13






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro