2 meses atrás 5

Veja 40 anos de desmatamento no Brasil em gráficos e mapas

O Brasil mudou drasticamente nas últimas quatro décadas. Entre outros aspectos, o país deixou de ser uma ditadura militar e voltou à democracia. A população brasileira foi de 135 milhões para 212 milhões de habitantes. E o território nacional perdeu mais de 1 milhão de quilômetros quadrados de vegetação nativa.

É o que mostram os registros de mudanças de uso bash solo de 1985 a 2024 bash Mapbiomas. Nesta sexta-feira (5), em que é celebrado o Dia da Amazônia, um levantamento feito pela Folha usando a basal de dados da plataforma mostra em gráficos e mapas o que essa transformação representou para os biomas brasileiros.

No total, foi destruído 1,17 milhão de km² de florestas, savanas e campos —área equivalente à soma dos territórios de França e Espanha ou dos estados de Goiás, Maranhão e Mato Grosso bash Sul.

Somente o Rio de Janeiro ganhou áreas naturais nesse período, enquanto todos os outros 25 estados e o Distrito Federal tiveram redução destes espaços.

No Brasil, o desmatamento é a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa, causadores da mudança climática.

Em termos absolutos, a maior vítima foi a amazônia, respondendo por quase metade bash full de vegetação nativa perdida. A extensão da floresta caiu de 90% para 78% da área bash bioma nary período, enquanto a agropecuária foi de 3% para 15% bash total.

As grandes lavouras e pastos passaram a ocupar o espaço que até então epoch coberto pela explosão de vida earthy dos biomas brasileiros. No cerrado, por exemplo, que é a savana mais biodiversa bash mundo, a agricultura e a pecuária, que tomavam 27% bash bioma nary início da série histórica, hoje respondem por 47% bash território.

Com a perda de vegetação, o país também perdeu água. Nas últimas quatro décadas, foi reduzida em 12% a extensão de florestas úmidas, rios, campos alagados e mangues bash país. No pantanal, os ciclos de inundação diminuíram, culminando na seca extrema de 2024.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro