Junho teve freio generalizado nas vendas de veículos em todas as modalidades, do automóvel ao caminhão, no Rio Grande do Sul. Mesmo os modelos elétricos, que vinham com maiores altas, derraparam e até acima da média dos automóveis a combustão. O Sincodiv/Fenabrave-RS apontou ainda que as concessionárias gaúchas de novos perderam espaço no cenário nacional, passando de nono para décimo lugar nas vendas.
"Preocupante foi a queda na participação, de 4% para 3,7%. Perdemos para o Ceará", lamentou o presidente da entidade Jefferson Fürstenau. Os dados de emplacamentos de unidades apontam para redução de 14,4% (venda de 13.385 unidades) frente a maio. Em relação a junho de 2024, o declínio foi forte, de 27,6%, o que ganha dimensão mais preocupante diante da comparação com uma base afetada pela enchente. Devido ao impacto das cheias para organismos como Detran-RS e Procergs, a emissão de documentos de venda, como nota fiscal, ficou suspensa mais de um mês.
Com as instabilidades e mais chuvas na atual temporada, o presidente do Sincodiv/Fenabrave-RS admite que os temores sobre novas inundações e efeitos de alagamentos influenciaram o ritmo dos emplacamentos no mês passado no segmento.
Pelos dados do Sincodiv/Fenabrave-RS, os seis primeiros meses do ano mantêm crescimento, com 86,8 mil emplacamentos, avanço de 8,9% ante o mesmo período do ano passado. A alta é superior ao acumulado no Brasil, de 7%, com 2,3 milhões de emplacamentos. Os automóveis tiveram queda de 10,7% no mês passado. Junho contra junho também com vendas deprimidas, de 21,7%. No semestre, há avanço de 7,6%, somando 43,1 mil unidades.
Queridinhos dos consumidores dispostos a mudar de fonte energética, pelo apelo da sustentabilidade e fonte limpa, os modelos eletrificados também tiveram bateria mais fraca nas vendas, depois de ostentar até maio taxas ascendentes. O segmento ainda minoritário em volume registrou recuo ainda maior, de 17,4%, entre híbridos e elétricos puros.
Os híbridos tiveram alta de 66% no ano e de 30,7% em relação a junho do ano passado. Elétricos, que são um segmento "green field", ainda recente e com muito potencial de rápido crescimento, acumulam 32,1% no comércio de janeiro a junho e de 23,7% frente a junho de 2024.
Somente Porto Alegre ganhou duas novas concessionárias desse tipo de motor desde maio e as duas de marcas chinesas. O grupo Felice, de Santiago, entrou na Capital com Omoda e Jaeco. A GAC, da rede DRSul, de Caxias do Sul, estreou também. Hoje são sete marcas chinesas, incluindo BYD, JAC, Chery e Zeekr. E são esperadas ainda: MG (Morris Garages), com DRSul, Leapmotor, Geely, Link&Co e Denza.
Os veículos leves, usados na rotina de transportes mais urbanos, tiveram queda de 27% frente a maio, de 35,2% sobre junho de 2024 e e alta de 12,8% no ano. Caminhões ostentaram receio de 14,6% no confronto mensal e de 36% sobre o mesmo mês (junho) de 2024. No ano, o segmento tem alta de 12,6%. Considerando que são ativos ligados a atividades econômicas, como transporte e reposição de frota, o setor sofre efeito do custo de crédito para aquisição, com elevação dos juros.
Ônibus, segmento no qual o Estado é líder em produção, puxaram elevações, com 90,6%, mas em junho teve recuo de 5,6%. Motos seguiram o caminho dos demais, com queda de 15,37% e, no ano, o setor quase derrapa, com alta ínfima de 1,5%. O baixo desempenho em motos é ligado a condições de acesso a crédito mais barato e até mesmo custo mais baixo na emissão de licença de motorista, lista Fürstenau.
Ante o cenário que dá a dimensão dos setores que mais concentram negócios, Fürstenau sinaliza que o Rio Grande do Sul precisa reduzir a "burocracia excessiva e custos superiores aos de outros estados no processo de emplacamento de veículos". "Hoje, por exemplo, exigem-se duas vistorias físicas para o emplacamento de zero quilômetro", reage o dirigente. "Estamos aguardando, desde o ano passado, a implantação do processo Renave, que certamente trará mais fluidez para o setor e potencializará o mercado de veículos usados", avisou o dirigente.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU) 





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro