O celular Android pode ser destruído pela rotina de descuidos e maus hábitos dos usuários. Para o aparelho manter o funcionamento pleno e ter uma vida útil prolongada, é fundamental evitar práticas prejudiciais, como ignorar atualizações de software, negligenciar os recursos de otimização de bateria, instalar aplicativos de fontes não confiáveis e não ter um bom antivírus instalado. Isso porque esses descuidos podem entupir o armazenamento, diminuir a duração da bateria e até instalar vírus no aparelho. Pensando em quem deixa os bons hábitos de lado, o TechTudo reuniu sete coisas que vão destruir o seu celular Android — e você precisa parar de fazer agora.
Vilões do Android: 7 coisas que destroem o seu celular — Foto: Arte/TechTudo Vilões do Android: 7 coisas que vão DESTRUIR o seu celular
Nesta matéria, confira sete coisas que vão destruir o seu celular Android se você não parar de fazer agora. Veja, abaixo, os tópicos que serão abordados.
1. Deixar o cache acumular nos aplicativos
Embora o cache seja útil, já que armazena arquivos temporários que fazem os apps abrirem mais rapidamente, o acúmulo desses dados pode comprometer o bom funcionamento do Android. Quanto mais arquivos desse tipo forem reunidos, maior a chance de algum deles ser corrompido, o que pode impactar tanto o desempenho do aparelho quanto o funcionamento dos próprios aplicativos.
Embora algumas ferramentas realizem a limpeza automaticamente, vale fazer o processo manualmente de tempos em tempos. Para isso, acesse "Configurações", toque em "Aplicativos" e, na lista exibida, selecione o app desejado. Em seguida, clique em "Armazenamento" e depois em "Limpar cache".
Limpe o cache de aplicativos — Foto: Reprodução/Diego Cataldo 2. Ignorar atualizações do sistema
Outra forma de evitar que o seu Android seja destruído é não ignorar as atualizações do sistema. Recebeu a notificação de que há um update pronto para ser feito? Faça. Novas versões do software trazem melhorias nos mecanismos de segurança, corrigem bugs e incorporam novos recursos ao já existente. Também é possível verificar manualmente se há uma atualização disponível. Para isso, acesse "Configurações", role a tela até encontrar "Atualização de software" e toque em "Baixar e instalar".
Verifique atualizações do sistema — Foto: Reprodução/Diego Cataldo 3. Usar muitos aplicativos em segundo plano
Usar muitos aplicativos em segundo plano traz uma lista grande de problemas para o Android. Essas tarefas consomem bastante processamento, memória e bateria — o que pode sobrecarregar aparelhos com configurações mais modestas. Consequentemente, o dispositivo pode apresentar queda no desempenho, alto consumo de bateria, superaquecimento e travamentos.
Além disso, alguns desses apps podem agir maliciosamente sem que você perceba, para roubar dados ou te espiar. Para evitar que isso destrua o seu Android, vá nas "Configurações" e clique em "Bateria". Depois, toque em "Limites de uso em segundo plano" e pressione "Verificar" para identificar e limitar o uso de apps problemáticos.
Reduza a atividade de aplicativos em segundo plano — Foto: Reprodução/Diego Cataldo 4. Ignorar as configurações de otimização de bateria
Ignorar as configurações de otimização de bateria é um erro que pode reduzir a vida útil do componente. O Android oferece recursos nativos para preservar a bateria, como o modo de economia de energia, que, embora controverso por reduzir o desempenho, pode ser válido em emergências. Outra ferramenta é o recurso Proteção da bateria, que pode ser ajustado para o nível Máximo. Neste modo, o sistema interrompe a recarga quando o nível atinge 80%, ajudando a conservar a saúde da bateria a longo prazo.
Proteção de bateria preserva a saúde e vida útil do componente — Foto: Reprodução/Diego Cataldo 5. Não utilizar apps antivírus
Viver conectado à internet sem ter um antivírus instalado no Android é colocar o celular — e você — em risco. A atuação desses softwares de proteção é ampla, indo desde o tradicional bloqueio de malwares até alertas sobre outros tipos de ataques, como o phishing. Há uma grande oferta de antivírus para Android, incluindo opções confiáveis como Avast, McAfee, Norton, entre outras. Manter um programa de proteção ativo garante que seus dados fiquem a salvo de vírus e hackers, além de ajudar a evitar danos ao aparelho em caso de uma invasão.
Instale um antivírus no Android — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Um dos maiores pesadelos para quem usa Android é, por qualquer motivo, perder todos os arquivos salvos no celular, especialmente se não houver um backup. Felizmente, o sistema oferece várias opções de armazenamento na nuvem. O próprio Google disponibiliza o Google Drive e o Google Fotos (voltado especificamente para fotos e vídeos). Além disso, quem quiser mais espaço pode assinar o Google One. Os usuários da Samsung também contam com a opção do Samsung Cloud para fazer backups automáticos e manter tudo protegido.
Faça backup dos seus arquivos — Foto: Arte/TechTudo 7. Instalar apps de fontes desconhecidas
A flexibilidade do Android para permitir o sideload é uma vantagem — mas isso não significa que qualquer app de fonte desconhecida deve ser instalado. O ideal é sempre priorizar a Google Play Store, a loja oficial de aplicativos do sistema. Apesar de existirem casos de apps maliciosos até mesmo na loja, a plataforma possui diversos mecanismos de segurança que ajudam a proteger o usuário. Por isso, instalar arquivos APK de fontes duvidosas aumenta muito o risco de infecção por malware ou de comprometimento dos seus dados.
Evite baixar e instalar apps de fora da loja oficial do Android — Foto: Divulgação/Google Veja também: Esse modo pode salvar seu Android de furtos! Conheça
Esse modo pode salvar seu Android de furtos! Conheça

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
51
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/G/m/v83wDtRvWlGirXAR02Dg/mv5bytkwmde5odetmtvjyi00zdzhlwe2owetnzu1nmuzndq5mzjkxkeyxkfqcgc-.-v1-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/H/U/T20npMQd6QitkA287m7w/0001.jpg)
/https://s04.video.glbimg.com/x720/992055.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro