O upgrade na geração de imagens do ChatGPT, que possibilitou, por exemplo, a trend do Studio Ghibli, tornou a ferramenta ainda mais poderosa quando se trata de assistência para os mais variados assuntos. Uma das possibilidades de uso dessa plataforma é para gerar looks funcionais e adequados ao estilo e gosto pessoal do usuário. Além de possibilitar a montagem dessas roupas, o ChatGPT pode auxiliar a manter o guarda-roupa mais organizado, encontrar peças ideais para ocasiões específicas e a economizar tempo na hora de pensar nas produções do dia a dia.
Para utilizar esse recurso, o usuário deverá enviar algumas imagens para a ferramenta e criar um prompt solicitando o que deseja criar. No plano gratuito, a ferramenta permite o envio de dez imagens por vez. Nesse caso, para quem deseja aproveitar mais peças, recomenda-se criar uma montagem em outro aplicativo para evitar exceder o limite estabelecido pela plataforma da OpenAI. A seguir, saiba como aproveitar o lado fashionista do ChatGPT.
O ChatGPT pode ser utilizado para organizar e catalogar as peças do guarda-roupa; saiba como — Foto: Cortesia/Pexels 1. Criar um moodboard de peças
Uma forma de aproveitar o ChatGPT para tomar escolhas mais inteligentes e rápidas na hora de se vestir é por meio de moodboards de combinações de peças. O catálogo pode auxiliar na hora de lembrar o que já foi usado, guardar um look favorito para ser repetido em outras ocasiões ou prevenir que a mesma roupa seja utilizada novamente em um mesmo local.
Para criar esse painel visual de looks, é necessário anexar uma imagem utilizando a roupa e escrever um prompt solicitando a organização das peças. É possível otimizar o resultado solicitando mais informações da inteligência artificial, como a descrição de cada item, o tipo de tecido das peças e o local que o look pode ser usado. Além disso, ao enviar mais fotos, é possível mesclar composições e montar novos looks.
O ChatGPT pode criar um painel com todas as peças de um look — Foto: Reprodução/Millena Borges Prompt utilizado: Crie uma imagem com um moodboard com as peças desse look. Nomeie cada uma delas e crie um título que define o tipo de local em que essas peças são apropriadas para uso
Realizamos o teste do prompt sem a palavra “imagem”, o que levou a ferramenta a criar um texto descritivo de cada um dos itens e algumas sugestões de ocasiões ideais para uso. Ao adicionar a palavra “imagem”, o ChatGPT criou o moodboard e o resultado foi bastante satisfatório. A ferramenta reconheceu todas as peças do look e apresentou opções bastante parecidas para o painel. O único erro cometido pela ferramenta foi descrever dois tipos de calçados. Esse problema pode ter sido causado pelo tipo de imagem utilizada e pode ser corrigido com o envio de novos prompts solicitando a remoção ou informando o que deve ser mudado em cada peça.
2. Montar sugestões de looks
Além de catalogar um único look, o ChatGPT pode criar uma memória de todo um guarda-roupa. Essa alternativa permite que a IA crie sugestões de looks com base nas peças do usuário, garantindo resultados mais realistas e fáceis de reproduzir. Para utilizar a ferramenta, deve-se enviar fotos de cada uma das peças de roupa e pedir sugestões de looks com base nelas.
O recurso permite montar looks com uma peça específica ou criar diversas sugestões de looks para uma ocasião ou destino. Ainda, o usuário pode aproveitar desse uso do ChatGPT para montar uma mala de roupas com peças coringas que podem ser utilizadas várias vezes em looks diferentes, o que irá otimizar o espaço da bagagem e garantir looks mais funcionais.
A IA do ChatGPT pode gerar imagens com sugestões de looks com base nas peças do usuário — Foto: Reprodução/Millena Borges Prompt utilizado: Essas são todas as peças de roupas do meu guarda-roupa. Crie uma imagem com 5 looks diferentes para 5 dias de trabalho presencial. Considere que o escritório fica na cidade de São Paulo.
Antes de criar os looks, o ChatGPT pediu algumas informações, como o dress code do escritório, se há preferência do tipo de look e o clima na cidade. Caso queira evitar esse processo, pode ser interessante incluir essas informações no prompt inicial. Em geral, a ferramenta apresentou um bom resultado com as fotos enviadas. Os looks criados se mantiveram no padrão de peças e, apesar de não serem idênticos, eram bastante próximos das imagens reais.
3. Encontrar o seu estilo
Uma alternativa para quem busca maior facilidade para montar os looks no dia a dia é entender qual é o seu estilo pessoal. Existem sete estilos universais: clássico, elegante, natural/esportivo, romântico, criativo, sexy e dramático. Eles categorizam a forma da pessoa de se vestir conforme os padrões de suas roupas, como peças mais atemporais, sofisticadas, confortáveis e delicadas. Para descobrir qual é o seu estilo pessoal utilizado o ChatGPT, basta enviar imagens de cada peça do guarda-roupa e solicitar uma análise.
O ChatGPT pode criar looks com base no estilo pessoal do usuário — Foto: Reprodução/Millena Borges Prompt utilizado: Com base nas peças do meu guarda-roupa, qual é o meu estilo pessoal com base nos sete estilos universais? Crie uma imagem com 5 looks dentro desse estilo.
Neste caso, como não foi solicitado ou enviado nenhuma informação adicional sobre tipo de ambiente para usar os looks, o ChatGPT criou uma imagem com combinações de looks adequados para mais ambientes diversos. Apesar de incluir itens que não estavam nas imagens enviados, essas peças extras eram neutras e que podem, facilmente, ser adaptadas para outros itens no armário.
Veja também: Você confia em IA? Alunos revelam se já 'colaram' com a ferramenta
Você confia em IA? Alunos revelam se já 'colaram' com a ferramenta

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
30

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/4/5/dtxA8WSUA6MP1bDBXtpw/captura-de-tela-2026-01-26-092559.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/7/P/lAy67gSWeyYk4T232qeA/galaxy-s25-ultra-2.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro