A lava-louças está presente em muitas cozinhas fora do Brasil, mas ainda divide opiniões. Enquanto alguns a veem como sinônimo de praticidade, outros questionam os gastos extras e a real eficiência da limpeza no eletrodoméstico. O receio de ocupar muito espaço ou de não dar conta de louças maiores também aparece como um obstáculo. Porém, cada um desses pontos depende de fatores técnicos e de uso, que necessitam uma análise detalhada.
A decisão de investir no eletrodoméstico não deve se apoiar apenas em impressões ou no imaginário de que representa um luxo. Pensando nisso, o TechTudo reuniu informações práticas e explicações de funcionamento da lava-louças para mostrar quando o aparelho pode se tornar aliado no dia a dia. Veja, logo abaixo, as melhores dicas para decidir se o investimento fará ou não sentido para você.
10 itens que você não faz ideia, mas podem ir na lava-louça: veja a lista — Foto: Reprodução/Magazine Luiza Você realmente precisa de uma lava-louças?
Entrar no hype de um eletrodoméstico pode custar caro, literalmente. Para não cometer este erro é simples: basta entender sobre alguns temas básicos do aparelho, como os que encontra abaixo:
- Como funciona um lava-louças?
- Quais panelas e objetos podem ir na lava-louças?
- O que são os serviços da lava-louças?
- Quanto uma lava-louças gasta?
- Vale a pena comprar uma lava-louças?
1. Como funciona uma lava-louças?
A lava-louças opera em ciclos automáticos que se dividem em etapas bem definidas. Primeiro ocorre a pré-lavagem, que remove resíduos maiores dos utensílios. Em seguida, jatos de água quente misturados com detergente específico fazem a limpeza principal. O processo continua com um enxágue em alta temperatura, que elimina sabão e microrganismos, prossegue para a secagem, realizada por ventilação ou calor, e termina com drenagem final para retirar toda água restante.
Vale lembrar, os modelos mais atuais oferecem diferentes serviços, que adaptam os processos às necessidades do usuário. Programas rápidos utilizam menos água e tempo, mas são indicados apenas para louças pouco sujas. Já os ciclos intensivos aplicam maior pressão e temperatura para panelas e travessas engorduradas. Também há funções específicas para cristais e vidros delicados, que reduzem a força dos jatos para evitar danos.
Principais peças da lava-louças — Foto: Reprodução/Portal do eletro 2. Quais panelas e objetos podem ir na lava-louças?
Nem todo utensílio é compatível com a lava-louças. Na verdade, qualquer item que seja sensível ao calor deve passar bem longe desse tipo de aparelho. Panelas de alumínio sem tratamento, por exemplo, podem perder brilho ou manchar. Já peças de ferro fundido podem enferrujar com facilidade. O mesmo vale para utensílios de madeira, que absorvem umidade e deformam após repetidos ciclos.
Outro cuidado envolve facas de corte preciso, pois o atrito e a água quente reduzem o fio. Cristais finos também devem ficar fora, já que podem rachar com mudanças bruscas de temperatura. Além disso, peças mais antigas com soldas de chumbo, itens pintados à mão ou com detalhes dourados e plásticos sem a indicação "dishwasher safe" podem sofrer danos.
Quais panelas podem ou não ir à lava-louças — Foto: Reprodução/TechTudo 3. O que são os serviços da lava-louças?
O termo “serviços” refere-se à quantidade de utensílios que a máquina comporta em um ciclo completo. Um serviço equivale, em média, ao uso de uma pessoa em uma refeição, incluindo prato, copo, talheres e tigela pequena. Assim, modelos de 8 serviços atendem casais ou famílias pequenas, enquanto máquinas com 12 a 14 serviços se adequam melhor a lares com mais integrantes.
4. Quanto uma lava-louças gasta?
O consumo do aparelho envolve três fatores: água, energia elétrica e produtos de limpeza específicos. No caso da água, a média por ciclo varia de 8 a 15 litros, número muito inferior ao gasto à mão, que pode ser, em média, 50 litros para o mesmo volume de louças. Em relação à energia, os modelos mais eficientes contam com selo Procel A e apresentam consumo reduzido em ciclos econômicos. Muitos chegam a gastar 1,4 kWh por ciclo, menos do que um forno elétrico.
Já os detergentes específicos para o aparelho geram custos adicionais que variam conforme o uso. Mas, embora esses produtos tenham preço superior aos detergentes comuns, a quantidade usada por ciclo é controlada e tende a compensar no longo prazo. E não! Não tente improvisar com detergente convencional! Usá-lo é como colocar gasolina no lugar do óleo do motor. A espuma em excesso pode danificar os componentes eletrônicos e até quebrar a lava-louças.
Pessoa comprando uma lava-louças — Foto: Reprodução/Mayara Souza com IA 5. Vale a pena comprar uma lava-louças?
Não se irrite conosco, mas a resposta é o bom e velho: “depende!”. A decisão final varia de acordo com o perfil de cada família, incluindo tempo hábil para a tarefa, espaço disponível na cozinha, prioridades do dia a dia, orçamento mensal, tipo de louças mais usadas e outros. O melhor conselho de todos não é indicar um modelo custo-benefício para avaliar na prática, mas sim ler e reler o conteúdo desta matéria para chegar a sua própria conclusão final.
Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular
Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 meses atrás
26

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/V/i/adSBipTjyx3AGA0ZbKow/hx-product-keyboard-mars-rgb-2-zm-lg.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/g/l/nRn5XYTqO0R7XyFKMEoQ/pexels-george-milton-6954220.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro