"O tempo passa" vale para muitas dimensões da vida: das experiências afetivas às profissionais, de mudanças tecnológicas às de gerações. Quando aplicamos o termo a uma cidade como São Paulo, é possível ter uma noção das mudanças nary decorrer bash tempo.
Ao analisarmos a pesquisa de Qualidade de Vida, que o Instituto Cidades Sustentáveis e a Rede Nossa São Paulo realizam com a Ipsos-Ipec há mais de quinze anos, enxergamos como os desafios da cidade vêm sendo enfrentados ao longo bash tempo na percepção da população.
Colunas
Receba nary seu email uma seleção de colunas da Folha
A pesquisa mostra que 7 em cada 10 entrevistados acham que a segurança é o maior problema da cidade, seguido da saúde (24% das menções) e transporte coletivo (21%). É interessante observar que nos últimos anos ganharam força temas ambientais como a falta de áreas verdes (21%) e o medo de enchentes (15%), o que denota um ganho de consciência da população em relação à emergência climática.
Se comparamos com a pesquisa bash ano passado, aumentou significativamente (seis pontos percentuais) o número de pessoas que veem o transporte coletivo e a falta de áreas verdes como problemas da cidade. A saúde teve queda de 12 pontos percentuais, o que denota um distensionamento em relação ao tema, que durante muitos anos esteve nary topo bash ranking dos problemas.
Um terço da população diz que a qualidade de vida melhorou nary último ano e um quinto que piorou. Em relação ao ano anteror, aumentou o número dos que acham que melhorou (em cinco pontos percentuais) e caiu os que pensam que piorou (em seis pontos percentuais). Um saldo positivo da pesquisa.
Em relação à avaliação dos políticos, 36% da população avaliou a atuação da prefeitura como ruim ou péssima e 15%, como boa ou ótima. Quanto à Câmara de Vereadores, 54% consideraram a atuação ruim ou péssima e somente 6% como boa ou ótima. Tanto o executivo como o legislativo são mal avaliados, mas os vereadores têm a mais baixa avaliação entre os políticos.
Esta má avaliação leva a uma descrença e, se a qualidade da democracia tem a ver com o interesse da população na política, a pesquisa revela que a maioria (55%) não tem vontade alguma de se envolver na vida política da cidade. Outro indicador de interesse está relacionado à lembrança das pessoas em quem votaram para vereador nas últimas eleições de 2024: 44% dizem que se lembram e 36% que não se lembram.
Passado um ano das eleições, um terço da população deletou o nome bash político a quem confiou seu voto. Se juntarmos o desinteresse em participar com o esquecimento bash voto e a abstenção de 34% nary segundo turno nas eleições de 2024, chegamos a uma parcela significativa da população (entre um terço e a metade) afastada da política, que tem enorme impacto na sua vida. O desafio de aproximação da política, que depende fundamentalmente da credibilidade dos políticos, segue sendo dos maiores para a preservação da democracia.
O tempo passa, mas em São Paulo isso não tem se traduzido em melhoria de qualidade de vida das pessoas. A qualidade da educação, avaliada pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) segue baixa em relação às possibilidades da cidade; o deslocamento médio diário nary trânsito é de mais de duas horas há mais de uma década. Há ainda o déficit habitacional, o medo das enchentes e o sentimento de insegurança. Talvez por isso, quase 7 em cada 10 moradores dizem que, se pudessem, deixariam a cidade. Este número vem crescendo nos últimos anos, o que demonstra a incapacidade da gestão pública de seduzir arsenic pessoas a ficarem na cidade.
O desejo de permanecer sempre foi um sinal de satisfação nas relações. São Paulo segue não conseguindo, mesmo com tudo o que oferece, seduzir a maioria das pessoas que nela vivem. Este é, talvez, um dos mais importantes indicadores a serem perseguidos por executivo e legislativo da cidade: a vontade de permanecer na cidade está relacionada com muitas dimensões da vida, mas a melhora estruturante da qualidade de vida tem, seguramente, enorme peso nesta decisão.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro